Descarte de resíduos

Emlur faz ação de educação ambiental em quatro praias neste final de semana

28/01/2022 | 12:30 | 241

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) realiza ação educativa sobre o correto descarte de resíduos em quatro praias de João Pessoa, neste sábado (29) e no domingo (30): Cabo Branco, Tambaú, Manaíra e Bessa. A ação, que começa às 9h, terá como ponto de partida o Busto de Tamandaré e o Caribessa. Antes, nesta sexta-feira (28), a Emlur realiza a ação educativa também no Busto de Tamandaré, às 15h, em parceria pontual com o Procon Estadual, que vai fiscalizar a exigência do passaporte da vacina dos bares, quiosques e restaurantes da orla.

O superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, chama a atenção da população para descartar corretamente todos os resíduos produzidos ao frequentarem as praias. “Temos nossos coletores por toda a extensão de praia, mas, além disso, vamos fazer distribuição de sacolinhas para que as pessoas armazenem alimentos, por exemplo, e depois descartem nas lixeiras, papeleiras e contentores”, comenta.

Ricardo Veloso alerta que quando os resíduos são jogados nas vias ou na areia da praia, por exemplo, além de causar dano ambiental, podem contribuir para a obstrução de galerias e canais, o que acarreta problemas maiores nos períodos chuvosos.

Outro material que será distribuído são as sacolinhas para câmbio de veículos. Conforme o superintendente executivo da Emlur, Igo Morais, o objetivo é evitar que as pessoas descartem os resíduos pelas janelas dos veículos. “As equipes de agentes farão a abordagem a banhistas, pessoas que praticam atividades físicas, comerciantes e trabalhadores de bares, quiosques e restaurantes da orla sobre a preservação ambiental”, pontua o superintendente da Emlur.

A ação educativa faz parte do programa ‘Amigos da Praia’, que conta com a parceria das secretarias de Meio Ambiente (Semam) e Desenvolvimento Urbano (Sedurb). A Semam participa com as atividades da Tenda Verde, com entrega demudas de árvores nativas para a população e as orientações sobre como fazer o plantio. Também apoiam o programa ‘Amigos da Praia’ o Centro de Estudos e Práticas Ambientais (Cepam), a Capitania dos Portos e o Grupo Escoteiro Evangélico Leão da Tribo de Judá.

Já a Sedurb fiscaliza o ordenamento do solo, verificando o disciplinamento do comércio informal para garantir o passeio público de pedestres na calçadinha e na areia das praias. O trabalho é de orientação e inclui também as obras nos bairros da orla para evitar que haja entulhos nas calçadas.

Outras parcerias – A Emlur atendeu convite do Procon Estadual para compor uma ação educativa sobre educação ambiental nas praias. Conforme a superintendente do Procon Estadual, Késsia Cavalcanti, é de extrema importância a realização de parcerias nesta ação, que envolve a Funjope e a Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Recreação, além de Sudema e PBTur.

“A Emlur vai fazer esse trabalho importante sobre o descarte dos resíduos e o Procon vai fazer a fiscalização dos estabelecimentos comerciais sobre a exigência do comprovante de vacinação para entrada nesses locais”, explica Késsia Cavalcanti.