Você não está sozinho!

Instituto Cândida Vargas realiza ação em alusão ao Setembro Amarelo

20/09/2021 | 21:00 | 396

Foi com o slogan ‘Você não está sozinho!’ que o setor de psicologia do Instituto Cândida Vargas (ICV) realizou, durante toda esta segunda-feira (20), uma ação em alusão ao ‘Setembro Amarelo’ para servidores, residentes e estagiários. O objetivo foi acolher os profissionais, oferecendo orientações sobre saúde mental, fluxo de atendimento psicológico e bilhetes de autocuidado. A atividade aconteceu no anexo administrativo da maternidade.

De acordo com Poliana Dantas, coordenadora do setor de psicologia do ICV, falar sobre saúde mental e prevenção ao suicídio é algo imprescindível. “Vivenciamos rotinas exaustivas de trabalho e, no contexto da pandemia, a necessidade do autocuidado torna-se essencial. Centenas de profissionais buscam o setor para uma escuta qualificada e quando há necessidade é feito o encaminhamento para a rede”, disse.

O diretor administrativo do ICV, Marcelo Melo, disse que campanhas como essa devem ser incentivadas durante todo o ano. Segundo ele, o trabalho da equipe de psicologia e serviço social é garantir que os colaboradores não adoeçam no trabalho e sim tenham saúde a partir dele. “Cuidando da saúde do trabalhador. Esse é um princípio desta gestão da maternidade, que dentre outras ações abraça a campanha “Setembro Amarelo”, que é de fundamental importância não só tendo a necessidade de disseminar na sociedade, mas com os colaboradores da instituição”, enfatizou.  

Na ação realizada nesta segunda, os diversos servidores dos setores da assistência, administração, direção, higienização, ambulatório, entre outros, puderam receber orientações da rede de saúde mental do município. Participaram também do momento a direção do ICV, além de Rafaela Porcari e Joyce Martins, da Área Técnica de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).