Cultura popular

Oliveira de Panelas e Malandros do Morro são atrações do Festival de Verão Cidades Criativas

15/03/2022 | 14:00 | 478

Crédito: Cacio Murilo/Divulgação. 1ª BIenal Brasil do Livro e da Leitura. Repentista Oliveira de Panelas.

A cultura popular tem várias faces, envolvendo repente, maracatu, ciranda, escola de samba, boi de reis, e todas estas fazem parte da programação do Festival de Verão Cidades Criativas, que acontece desta terça-feira (15) até o próximo sábado (19). O evento, promovido pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), terá atrações de cultura popular, como Oliveira de Panelas e a Escola de Samba Malandros do Morro. Também traz outros nomes, como o grupo Cavalo Marinho Semente do Mestre João do Boi, que se apresenta já nesta quarta-feira (16), às 16h, no Parque Solon de Lucena.

O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, afirmou que a Prefeitura não poderia deixar de dar visibilidade à cultura popular durante o Festival de Verão Cidades Criativas. Ele ressaltou que João Pessoa tem o selo Cidade Criativa, da Unesco, exatamente atrelado a elementos da cultura popular e do artesanato. “Na Funjope, fizemos questão de marcar boas apresentações de cultura popular como forma de homenagear essa linhagem da nossa arte e da nossa cultura”, comentou.

Para Ana Maria Gomes, chefe de Divisão de Cultura Popular da Funjope, o festival proporciona um intercâmbio cultural entre os artistas locais com os de outras regiões. “Eles estarão partilhando experiências e saberes, além de proporcionarem elo e interação para o fortalecimento da cultura popular. Futuramente, nós faremos esse intercâmbio saindo daqui para outras cidades do Nordeste”, garantiu.

Atrações – A programação da cultura popular começa na quarta-feira (16) com apresentação do Urso Preto e as Paquitas, na Casa da Pólvora, a partir das 16h. No mesmo horário, o Parque Solon de Lucena recebe o grupo Cavalo Marinho Semente, do Mestre João do Boi.

Na quinta-feira (17), serão duas apresentações simultâneas, às 16h: o Maracatu Pé de Elefante, no Largo do Busto de Tamandaré, e a Barca de Santa Marina, no Parque Solon de Lucena. Às 18h, os repentistas Paulo Cruz, Marivaldo dos Anjos, Antônio Batista e Oliveira de Panelas estarão no Centro Cultural de Mangabeira Tenente Lucena realizando a noite do repente.

Dentro do projeto Rota das Letras, iniciativa da Funjope para incentivar a literatura, o grupo Ciranda dos Tupinambás se apresenta na sexta (18), às 15h, no Pavilhão do Chá. No mesmo dia, o Urso Gavião toma conta do Largo do Busto de Tamandaré, às 16h, enquanto o grupo potiguar Boi de Reis Bom Pastor e a Escola de Samba Malandros do Morro, de João Pessoa, agitam o Parque Solon de Lucena.

Para encerrar a semana de imersão cultural, no sábado (19), os visitantes do Parque Solon de Lucena poderão prestigiar o espetáculo infantil Roi-Roi, a partir das 16h.

Programação completa – Para conferir a programação completa do Festival de Verão Cidades Criativas, basta acessar o link: joaopessoa.pb.gov.br/festivalcidadescriativas-prog.