Assistência especializada

Ortotrauma realiza cerca de seis mil cirurgias este ano e prepara mutirão para 2022

24/12/2021 | 07:00 | 519

Com uma média de 9,5 mil atendimentos mensais e cerca de seis mil cirurgias realizadas este ano, o Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio Burity (Ortotrauma), da Prefeitura de João Pessoa, está concluindo o planejamento estratégico para atender a demanda atrasada de cirurgias ortopédicas e acabar com a fila de espera para procedimentos cirúrgicos e ortopédicos na cidade, em 2022.

A diretora assistencial do hospital, Sara Guerra, disse que a proposta do prefeito Cícero Lucena é que sejam realizados dois mil procedimentos no próximo ano, uma média de cinco a seis ao dia. “Estamos fazendo o levantamento de toda a situação para atender a demanda da melhor forma possível”, acrescentou.

De acordo com ela, o critério para chamar os pacientes vai considerar a gravidade do quadro de saúde de cada um para chegar aos mais graves, os insumos necessários para o atendimento, a disponibilidade da equipe médica e assistencial para dá suporte ao procedimento. 

“Temos uma média de 9.500 atendimentos ao mês, realizando, também em média, 500 cirurgias/mês, nas seguintes especialidades: cirurgias gerais, de ortopedia, plástica, bucomaxilofacial, urologia, vascular e torácica. Na atual gestão, o complexo já passou por obras de reestruturação em todos os setores, a exemplo do bloco cirúrgico que ganhou novas instalações e equipamentos mais modernos e da passarela que interliga os blocos”, ressaltou.    

O Complexo Hospitalar, localizado à Rua Agente Fiscal José Costa Duarte, em Mangabeira, integra o Sistema Único de Saúde e dedica-se à atenção de Emergência e Urgência na área clínica, cirúrgica e psiquiátrica no Município, além da atenção específica aos casos de traumato-ortopedia, em situações de urgência, emergência e eletiva.

A unidade, que tem como diretor geral Humberto Pires, é composta pelos Blocos Humberto Nóbrega, Arnaldo Tavares, Pronto Atendimento Psíquico (PASM), CENDOR especializado em atenção ao tratamento da dor e pelos Centros de Orto-Traumatologia e diagnóstico por imagem.  O telefone para contato é 3214 1980.

Serviços ofertados:

Serviço de imagem em pacientes internos e regulados

•        Tomografia computadorizada

•        Raio-X, Ultrassonografia

•        Colonoscopia

•        Endoscopia

Serviço ambulatorial em fisioterapia e acupuntura; para egressos de cirurgia em ortopedia e traumatologia, cirurgia geral e urológica, através da Regulação.

Capacidade Instalada : 186 leitos