Assistência Social

Prefeitura de João Pessoa inicia coleta de dados para Censo da população em situação de rua

11/07/2020 | 15:00 | 200

A primeira etapa da coleta de dados para o censo da população em situação de rua no município de João Pessoa foi iniciada nesta semana. Equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) estão aplicando os questionários junto aos usuários dos Centros Especializados para População em Situação de Rua (Centros POP), casas de acolhimento, pousadas e durante os atendimentos do Serviço Especializado em Abordagem Social (Ruartes).

Nos primeiros dois dias foram aplicados 36 questionários. Esta fase vai até o mês de agosto, quando a segunda fase começa, com abordagens nas ruas, seguindo programação organizada a partir do mapeamento do Orçamento Participativo, nas 14 regiões. A previsão de apresentação dos resultados é setembro de 2020.

O objetivo principal do Censo, uma parceria entre a Sedes e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), é impulsionar um estudo social e ocupacional desta população, visando compreender o modo de vida, escolhas, desafios e trajetórias vivenciados no cotidiano, possibilitando o recenseamento e, a partir de seu resultado, pensar novas políticas públicas setoriais e intersetoriais.

A Sedes é responsável pela aplicação do questionário desenvolvido pela professora Berla Moreira, do Departamento de Terapia Ocupacional do Centro de Ciências da Saúde da UFPB, por meio dos funcionários da Diretoria de Assistência Social (DAS), que receberam o treinamento necessário para realização do trabalho.