'Eu Posso Aprender'

Prefeitura inscreve para cursos gratuitos de capacitação profissional até quinta-feira

26/10/2021 | 19:00 | 968

A Prefeitura de João Pessoa segue inscrevendo para cursos de capacitação profissional. As qualificações estão sendo oferecidas gratuitamente por meio do programa ‘Eu Posso Aprender’, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). As vagas são limitadas e estão abertas até esta quinta-feira (28). As inscrições acontecem na sede do Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP), localizada na Villa Sanhauá, das 9h às 12h.

As inscrições tiveram início nesta terça-feira (26). A procura começou desde cedo. Valker Pereira tomou conhecimento da oportunidade através do noticiário na TV. Ele, que busca o primeiro emprego, inscreveu-se para o curso de Assistente Administrativo. “Quero agregar conhecimento ao meu currículo para me inserir no mercado de trabalho, com a capacitação adequada. Por isso, vim aqui”, disse.

Viviane de Oliveira, que possui experiência como auxiliar de administração, garantiu uma vaga no curso de Costura de Malha em Máquina Industrial. “Vi que é uma área em que posso ter mais oportunidade. Então, preciso de conhecimento e experiência”, contou.

Já Rosinete da Silva Santos é pós-graduada em neuro-psicopedagogia, e procurou o serviço para se inscrever na qualificação em Informática para Rotinas de Trabalho. “Tenho muito a aprender e sei que esse conhecimento me terá muita serventia, pois sem saber informática hoje em dia, não somos nada”, destacou.

Também estão sendo oferecidas vagas para os cursos de Excel Avançado e Pães Natalinos. Os candidatos precisam apresentar CPF, RG, comprovantes de residência e de escolaridade, e declaração de baixa renda, que pode ser preenchida no momento da inscrição. Ao todo, foram disponibilizadas 192 vagas.

Protagonismo – De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Vaulene Rodrigues, esse é um importante caminho para quem está tentando entrar ou se reposicionar no mercado. “Através do programa ‘Eu Posso Aprender’, temos o propósito de qualificar essas pessoas para que elas estejam preparadas para concorrer em seleções de emprego ou, até mesmo, protagonizar seus próprios negócios”, explicou.

Serviço – A sede do Sine-JP está localizada na Avenida João Suassuna, 49, na Villa Sanhauá, próximo à Praça Antenor Navarro, no Centro Histórico.