Nesta segunda-feira

Prefeitura lança curso online gratuito de estratégias e comportamento para vendas

07/11/2021 | 16:05 | 582

O ano caminha para o fim e o movimento dos negócios já começa a aquecer o comércio. Apesar da alta procura por emprego no período e o surgimento de vagas temporárias, muitos profissionais acabam perdendo oportunidades por falta de qualificação. Diante desse cenário, a Prefeitura de João Pessoa lança, nesta segunda-feira (8), o curso online “Estratégias e Comportamento para Vendas”. Serão disponibilizadas 1.000 vagas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site euposso.joaopessoa.pb.gov.br. Os participantes que concluírem as atividades ganharão certificados.

A capacitação acontece dentro do conjunto de ações do “Eu Posso Aprender”, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest). O programa tem o objetivo de qualificar e aperfeiçoar habilidades profissionais. Já o curso ofertado visa estimular nos participantes a mentalidade empreendedora e, com isso, levá-los a ampliar conhecimentos para alavancar a própria vida financeira.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Vaulene Rodrigues, com as aulas, qualquer leigo no assunto se tornará um bom vendedor. Contudo, ela destacou que o intuito não é oferecer um curso para apenas fazer com que profissionais aprendam como atender bem seus clientes.

“Queremos instigar o empreendedorismo dessas pessoas, fazendo com que elas enxerguem e aproveitem oportunidades no mercado, melhorem suas habilidades em fechar negócios e vendas, e cresçam naquilo que se propuserem a fazer”, disse.

Capacitação – Informações do Painel da Empregabilidade, que monitora a oferta e a procura por emprego em João Pessoa, apontam um alto número de vagas disponíveis no mercado, mas também a pouca efetividade de contratações. Segundo o diretor de Projetos e Qualificação da Sedest, Dante Tomei, isso está diretamente relacionado à falta de mão-de-obra qualificada.

“A equipe do Eu Posso Aprender identificou essa lacuna de capacitação e agiu para suprir a demanda. Por isso, o curso de Estratégias e Comportamento para Vendas é uma qualificação bastante importante, em especial, pensando em atingir vendedores e aquecer o comércio local neste fim de ano”, explicou.

Metodologia – O curso é dividido em três módulos, que são compostos por blocos de videoaulas de até 20 minutos, cada uma delas; e por questionários com cinco questões de múltipla escolha. Ao término de todas as atividades, os alunos terão acesso ao certificado e a conteúdos extras.

Conforme a ementa, os participantes assistirão a aulas de conhecimento teórico sobre vendas e o que é ser um profissional da área, além de estudos de casos e avaliações. Também terão desafios práticos, com abordagens como modelo de currículo, análise de conhecimento sobre clientes, como definir objetivos e fidelização de clientes no pós-venda.