Neste sábado

Prefeitura promove ‘Dia D’ da vacinação contra Influenza até as 17h

10/07/2021 | 13:07 | 473

A Prefeitura de João Pessoa está promovendo o ‘Dia D’ da Campanha de Vacinação contra a Influenza para grupos prioritários. Na segunda-feira (12), a campanha será aberta para a população em geral. Neste sábado (10) o funcionamento foi até meio-dia nas Unidades de Saúde da Família e Policlínicas, mas segue até as 17h no Centro de Imunização, localizado na Torre, e nos postos no sistema drive-thru.

Prioritários- Neste sábado (10) devem procurar os postos de vacinação as gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz há 45 dias) e crianças de seis meses a menores de 5 anos, 11 meses e 29 dias; trabalhadores de saúde que atuam na rede hospitalar e especializada; professores; idosos a partir de 60 anos; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; profissionais das Forças de Segurança e Salvamento e Forças Armadas; funcionários do Sistema de Privação de Liberdade; população privada de liberdade; e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Até as 17h é possível se vacinar contra a Influenza no Centro de Imunização, localizado na Torre, e em quatro pontos de drive-thru, que funcionam no Santuário Mãe Rainha (Bessa), no campus da UFPB, no Unipê e no Mangabeira Shopping (também para pedestres).

Sábado contra a gripe – Dona Tereza Neuma Urtiga de Lima Correia tem 73 anos e toma a vacina contra a gripe desde que começaram as campanhas. Ela compareceu ao Centro Municipal de Imunização da Torre e foi a primeira a se vacinar neste sábado (10). “Desde que comecei a me vacinar não sei mais o que é gripe. Tenho no máximo crise alérgica, mas nada grave. É muito importante a vacina, é a garantia da nossa saúde”, concluiu.

No Santuário Mãe Rainha, no Bessa, Maria Teresa Pires de Deus, que tem deficiência em uma das pernas por causa da poliomielite, lembrou que a vacina contra a pólio a livrou de consequências mais graves da doença e recomenda que todos se imunizem contra a gripe. “Se não fosse a vacina contra a pólio provavelmente hoje eu estaria em cadeira de rodas ou talvez não tivesse sobrevivido. As pessoas precisam se conscientizar sobre a importância das vacinas – elas salvam vidas”, concluiu.

O médico Edvaldo Brilhante da Silva Filho, de 61 anos, também se vacinou no Santuário Mãe Rainha e destacou que faz questão de que todos na família se vacinem. “Todo ano tomo a vacina da gripe e nunca fiquei doente. A vacina funciona e é muito importante que todos se cuidem”, destacou.

Público geral – Na segunda-feira (12), quando a vacinação contra a Influenza será aberta para a população em geral, serão disponibilizados imunizantes nas Unidades de Saúde da Família das 7h às 11h e das 12h às 16h. Já nas Policlínicas Municipais, o funcionamento será das 7h às 17h, e no Centro Municipal de Imunização (antigo Lactário da Torre) será das 8h às 16h.