Qualificação

Prefeitura promove oficina sobre ‘Paternidade e Cuidado em Saúde do Homem’

16/05/2022 | 13:00 | 258

A Prefeitura de João Pessoa realiza, nesta terça-feira (17), a partir das 8h, uma oficina para qualificar multiplicadores em pré-natal do homem. Com o título ‘Paternidade e Cuidado em Saúde do Homem’, a qualificação é direcionada a profissionais da Atenção Básica da Rede Municipal de Saúde e se estenderá até as 16h, no auditório da Uninassau, na Avenida Epitácio Pessoa.

De acordo com o coordenador da Área Técnica de Saúde do Homem da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Késsio Brito, a oficina representa mais uma etapa do processo de educação continuada e permanente em saúde. “Temos como objetivo qualificar a assistência e o cuidado em saúde. Portanto, esse momento visa formar multiplicadores para o pré-natal do parceiro, eixo estruturante na política de saúde do homem”, afirmou.

A qualificação contará com palestras, apresentação de painéis e grupos de trabalho abordando pontos como o acesso e acolhimento do homem nos serviços de saúde, desconstrução do machismo e outras ferramentas que possam atrair o público masculino para criação de vínculos na Atenção Básica. “Com isso, podemos avançar em relações familiares mais saudáveis e igualitárias”, destacou o coordenador de Saúde do Homem.

Todas as atividades serão ministradas por profissionais do Ministério da Saúde e todos os participantes receberão certificados. O evento conta, também, com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Pré-natal do homem – A Secretaria Municipal de Saúde lançou, no ano passado, uma cartilha sobre o pré-natal do homem para fortalecer as ações da Prefeitura no cuidado integral à saúde da população masculina de João Pessoa.

O pré-natal do homem já acontece nas Unidades de Saúde da Família da Capital, voltado para os homens que pretendem ser pais. Assim como no pré-natal das gestantes, a população masculina dispõe também de um acompanhamento de uma equipe multidisciplinar de saúde, além da realização de exames.