Pilotagem segura

Samu abre inscrições para 5ª edição do Curso Básico de Direção Defensiva para motociclistas de João Pessoa

15/06/2022 | 11:00 | 305

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de João Pessoa (Samu-JP) está com inscrições abertas para mais um Curso Básico de Direção Defensiva gratuito para motociclistas que utilizam o veículo para trabalhar, os chamados motoboys ou entregadores por aplicativos. O curso acontecerá no dia 24 de julho, mas os interessados já podem se inscrever através do e-mail nepsamujp@gmail.com

Segundo Emanuel Almeida, coordenador de Educação Permanente do Samu, as motos continuam liderando o número de pedidos de socorro junto ao serviço na Capital, sendo responsável por 76% de cada 100 chamadas recebidas.

“Para combater o alto índice de acidentes com motos, o Samu tem promovido cursos de prática de pilotagem segura, defensiva e outras técnicas, desde a postura para pilotar à forma de utilização dos freios. A partir desse treinamento, repassamos algumas técnicas para que se livrem de vícios que adotam nas ruas, no trânsito. Já realizamos quatro cursos. Este próximo será a quinta edição do projeto idealizado por um enfermeiro piloto do serviço de Motolância do Samu”, detalhou.

Ele disse que, em média, são ofertadas 30 vagas para os cursos ministrados pela equipe de Motolância. O treinamento, que é realizado apenas uma vez no mês, acontece no estacionamento do Estádio Almeidão, no bairro do Cristo. Para se inscrever, é preciso ter em mãos a CNH na categoria A (motos, veículo emplacado e equipamentos de segurança (capacete, joelheira, cotoveleira e camisa de manga longa).

Motolâncias – A Prefeitura de João Pessoa, através do Samu, utiliza sete veículos para atender aos chamados de urgência do 192. O tempo médio de chegada no socorro é de quatro minutos, dependendo da localização do acidente, segundo Emanuel Almeida.