‘Jampa no Peito’

Saúde inicia roda de conversa semanal sobre câncer de mama com usuárias das unidades de saúde da família

27/01/2022 | 16:45 | 335

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Área Técnica de Saúde da Mulher, está promovendo o projeto ‘Jampa no Peito, o Caminho para Cuidar’. A ação é uma iniciativa da ONG Amigos do Peito, em parceria com a Prefeitura de João Pessoa, tendo como objetivo principal promover a prevenção do câncer de mama na Capital.

A proposta do ‘Jampa no Peito’ é realizar semanalmente, toda quinta-feira à tarde, uma roda de conversa, com palestra e depoimentos de mulheres que já vivenciaram a experiência de um diagnóstico de câncer de mama. Na tarde desta quinta-feira (27), a ação preventiva foi realizada na USF Vila Saúde, no bairro do Cristo Redentor.

“Acredito que esta aproximação da área técnica de saúde da mulher com as usuárias do serviço, e também com os profissionais da Atenção Básica de diferentes bairros, poderá possibilitar um diagnóstico fidedigno das fragilidades encontradas na assistência à saúde feminina”, revelou Joana Barros, coordenadora da Área Técnica de Saúde da Mulher da SMS.

De acordo com a dona de casa e usuária do serviço, Rosa de Lourdes, a ação tem uma importância fundamental porque está focada no cuidado. “A palestra é muito boa, porque trata do cuidado que é oferecido a nós mulheres, pois eu tenho um problema com um cisto na mama e essa palestra já ensina a ir atrás do que a gente quer, porque facilita e ajuda no tratamento”, destacou.

Durante as palestras, também serão realizados os encaminhamentos para consultas com especialistas, sendo as pacientes previamente selecionadas pela USF beneficiada com a ação do Projeto Jampa no Peito, priorizando os casos com maior necessidade ou urgência.