Humanização

Secretaria das Mulheres apoia projeto Educa!Doula realizado pela Associação de Doulas da Paraíba

08/06/2020 | 12:31 | 313

Começa nesta segunda-feira (8) o projeto Educa!Doula, que irá oferecer educação perinatal popular por meio das redes sociais. Mulheres grávidas e puérperas serão o público-alvo.  O projeto é uma realização da Associação de Doulas da Paraíba (ADPB), em parceria com VI turma de Doulas e Educadoras Perinatais em formação do projeto Doulas Voluntárias Comunitárias (Doulare) e conta com apoio da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SPPM) e o Instituto Cândida Vargas (ICV).

Serão seis equipes, com cinco doulas do Doulares e uma doula da ADPB, onde cada grupo irá trabalhar um tema, postando diariamente, em seis dias da semana, sempre às 9h, em um grupo do WhatsApp e na página do Facebook – Projeto Educa!Doula. Cada equipe fica responsável também de responder as perguntas e tirar dúvidas das mulheres participantes. Para acessar o grupo do WhatsApp basta acessar https://midi.as/qp23

A coordenadora de Saúde, Direitos Sexuais e Reprodutivos da SPPPM, Joana Gaviraghi, falou mais sobre o projeto. “O Educa!Doula foi pensado também dentro da possibilidade de disponibilizar os conteúdos para as cursistas da VI turma de Doulas, visto que nesse período elas estariam em estágio no Instituto Cândida Vargas e participando das rodas de diálogos nas Unidades de Saúde das Famílias, deste modo, com essa participação delas no projeto será possível de certifica-las, mediante a comprovação da participação delas nos grupos”, explicou.

De acordo com a coordenadora da ADPB e responsável pelo projeto, Bruna Grasiele, neste contexto de pandemia, é necessário isolamento social, mas ainda sim, é fundamental que a mulher permaneça fazendo o pré-natal mesmo que algumas consultas possam ser realizadas por telemedicina. “O momento atual nos impõe reinventar formas de atender às necessidades de educação em saúde e acolhimento emocional de gestantes e puérperas das comunidades de João Pessoa. Neste sentido foi necessário desenvolver ações de educação perinatal popular de base comunitária e doulagem coletiva a distância fundamentadas nas dimensões da educação popular freireana”, ressaltou.

Temas – Neste primeiro momento os assuntos discutidos serão divididos por temas e distribuídos em ciclos: Trabalho de Parto e Parto, Recursos Naturais Para o Alívio de Desconfortos, Pós-parto, Cuidados Com o Bebê e Aleitamento, Trataremos dos Direitos das Mulheres no Cenário do Parto e Como Melhor se Planejar Para Este Momento, além de atualizações sobre a Covid-19 e as medidas necessárias para garantir a saúde das mulheres e dos bebês.

Como participar – Para participar basta acompanhar as postagens e discussões diárias na página do Facebook – Projeto Educa Doula e solicitar a entrada no grupo do WhatsApp  https://midi.as/qp23