Nordestinidade

Secretaria de Educação realiza exposição temática junina com peças feitas por servidores

21/06/2022 | 13:00 | 301

A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec), por meio do Departamento de Ensino, Gestão e Escola de Formação (Degef), preparou uma exposição no corredor do bloco pedagógico da Educação, com um espírito totalmente junino. Os servidores criaram nichos que trouxessem uma recordação da infância. Tudo feito com material reciclado. A exposição ficará aberta até o dia 30 de junho, no Centro Administrativo Municipal, em Água Fria.

“A aproximação dos festejos juninos nos inspira a decorar nossas casas, ambiente de trabalho, nossas vidas. Foi exatamente o que realizamos a várias mãos. A ideia desses mini-ambientes juninos surgiu a partir da necessidade de reutilizarmos suportes de isopor que iram para o lixo. Esses suportes, em grande número, surgiram diante da troca dos computadores antigos pelos novos, realizada na Sedec. Visualizamos nesses suportes uma forma de reutilização agregando reciclagem, arte e preocupação com o meio ambiente”, explicou a idealizadora e assessora pedagógica da Degef, Consolação Policarpo.

A exposição mostra toda a criatividade e espontaneidade dos servidores ao retratar o imaginário popular das tradições juninas como a obra ‘Súplica dos encalhados’, onde tem o Santo Antônio de cabeça para baixo, ‘Arraiá da pescaria’, ‘Arraiá da fertilidade’ que traz a colheita do milho, ‘Arraiá Tec’, representando a Robótica Pedagógica, entre outros temas.

A chefe da Divisão dos Anos Finais, da Degef, Maria José Cândido construiu um mini-ambiente que representa a infância dela. “Quando elaborar a concepção do quadro para mim tinha que ter a imagem dos três santos juninos pelo aspecto religioso. Lembrei muito da minha infância e das mulheres que fazem parte da minha família. Sempre estávamos em roda, em círculos, na fogueira. É uma volta ao passado”, disse Maria José.

Quem passa pelo corredor fica encanto ao presenciar tanta perfeição e o amor e carinho com que tudo foi feito. “Eu fiquei fascinada, muito surpresa, porque eu nunca tinha visto a Secretaria de uma forma tão harmônica, um trabalho tão lindo feito por várias mãos. Eu realmente estou encantada”, falou com admiração a diretora da Escola Municipal João Medeiros, Fátima Aparecida.

Foi preciso reunir elementos da cultura nordestina, dos folguedos, da culinária, dos fazeres, do modo de vida para compor o ambiente junino.

“Nossa nordestinidade, múltipla, diversa, colorida, saborosa, avexada, poética, dançante, esteticamente bonita de linda. A nordestinidade das lembranças mais doces das infâncias nos terreiros enfeitados de bandeirolas iluminadas pela fogueira que juntava um tanto de gente para celebrar os santos juninos e a colheita. Essa memória afetuosa foi provocada gerando a belezura que está nosso cantinho de trabalho, a Degef. A decoração foi construída por cada um e por cada uma no embalo de uma vivência junina de integração, sensibilidades e afetos”, agradeceu a diretora da Degef, professora Drª Clévia Carvalho.