Saúde

SMS alerta para importância do Teste do Pezinho nos primeiros dias de vida

11/07/2020 | 09:00 | 220

Para ajudar a diagnosticar doenças metabólicas, genéticas e infecciosas capazes de afetar o desenvolvimento neuropsicomotor, o teste de Guthrie, popularmente chamado de teste do pezinho é um dos exames de triagem mais importante importantes do recém-nascido. O teste é gratuito e ofertado em todas as maternidades do Sistema Único de Saúde. Na rede municipal de saúde, o teste é ofertado no Instituto Cândida Vargas (ICV).

Obrigatório, o teste do pezinho deve ser realizado depois de 72h do nascimento, preferencialmente entre o 3° e 5° dia de vida do recém nascido, podendo ser feito até o 28° dia. A triagem neonatal, como também é chamada, acontece de forma rápida e segura, com algumas gotas de sangue colhidas do calcanhar, e é capaz de diagnosticar precocemente doenças como doença falciforme e outras hemoglobinopatias, deficiência de biotinidase, fenilcetonúria, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e hipertireoidismo congênito.

“Quanto antes for feito o teste, maior a rapidez na identificação e início do tratamento das doenças e maior a possibilidade de evitar sequelas nas crianças, como a deficiência mental, microcefalia, convulsões, comportamento autista, fibrosamento do pulmão, crises epilépticas, entre outras complicações”, explica a médica Gisélia Bezerra. 

Para realizar o exame, é preciso que o recém nascido esteja registrado e já possua cartão SUS. No Instituto Cândida Vargas, as crianças já recebem o agendamento para o teste do pezinho logo ao nascer. “Todos os recém nascidos aqui no ICV, ao receber alta, no resumo de alta já saem com o dia marcado para retornar ao ambulatório para coleta do teste. A realização do exame também é aberta ao público, ou seja, se o bebê nascer em outro local também realizamos o exame, desde que esteja dentro do prazo para realização que é até o 28° dia de vida”, explica a Diretora Multiprofissional do ICV, Lisieux Pires.

Na maternidade, nos seis primeiros meses deste ano, foram realizados 1.254 testes. Já em 2019, 2.386 recém nascidos fizeram o teste do pezinho.

Outros locais – Em João Pessoa, além do ICV, a triagem neonatal pode ser feita também no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HUWL), Hospital Edson Ramalho e ambulatório da maternidade Frei Damião.