Nesta quinta-feira

Secretaria de Saúde realiza I Encontro de Enfermagem e Serviço Social sobre Doenças Raras

18/05/2022 | 12:00 | 239

A Secretaria de Saúde de João Pessoa (SMS) realiza, nesta quinta-feira (19), o I Encontro de Enfermagem e Serviço Social sobre Doenças Raras. O evento acontece das 8h às 12h, no auditório do Centro de Referência Multiprofissional em Doenças Raras, localizado no bairro dos Bancários, e é voltado aos profissionais enfermeiros e assistentes sociais que atuam na Rede Municipal de Saúde.

Durante o Encontro, além da apresentação do fluxo de atendimento no Centro de Doenças Raras, serão trabalhados os temas ‘Doenças Raras e Políticas Públicas: aspectos gerais e sociais no âmbito do SUS’, ‘A importância do processo de enfermagem com pacientes raros’ e ‘Triagem neonatal – diagnóstico de doenças raras’.

O I Encontro de Enfermagem e Serviço Social sobre Doenças Raras será todo conduzido pelos profissionais que já atuam no Centro de Referência Multiprofissional em Doenças Raras, que são especialistas no cuidado com o paciente raro.

“Temos aqui um serviço pioneiro e extremamente importante para o cuidado com o paciente raro e por isso precisamos levar o nosso conhecimento para cada vez mais profissionais. Esse Encontro é de uma importância extrema, pois estamos começando um processo de qualificação dos profissionais que atuam na rede municipal de saúde para um atendimento mais especializado e humanizado com essas pessoas. Essa é a primeira de uma série de capacitações que o serviço vai realizar com os profissionais da Prefeitura.”, destacou Saionara Araújo, diretora geral do Centro.

O I Encontro de Enfermagem e Serviço Social sobre Doenças Raras tem vagas limitadas e para participar os interessados precisam fazer uma inscrição prévia, através dos telefones: 3235-8956 ou 3235-9233.

O serviço – Inaugurado em fevereiro deste ano, o Centro de Referência Multiprofissional em Doenças Raras da Prefeitura de João Pessoa é o primeiro do Nordeste e segundo do País nesta área de especialidade. No local são atendidos pacientes com doenças raras ou que ainda estão em processo de fechamento de diagnóstico.

Para ser atendido, o usuário deve ser encaminhado, via regulação, pelas Unidades de Saúde da Família (USFs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Hospital Universitário Lauro Wanderley e outros serviços que, por ventura, atendam pacientes raros.

O espaço disponibiliza aos usuários uma equipe multiprofissional composta por diversas especialidades médicas, assim como demais áreas da saúde como enfermagem, nutrição, psicologia, fonoaudiologia, farmácia, terapia ocupacional, profissional de educação física e assistência social.

O serviço está localizado na Rua Esmeraldo Gomes Vieira, n°362, no bairro dos Bancários, e conta com uma área construída de 542,80 metros quadrados (m²).

Doenças raras – De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), doenças raras são aquelas que afetam até 65 pessoas a cada 100 mil indivíduos ou 1,3 a cada dois mil. Essas patologias são caracterizadas por uma ampla diversidade de sinais e sintomas, que variam de doença para doença, assim como de pessoa para pessoa afetada pela mesma condição. Fibrose cística, psoríase, lúpus e osteogênese imperfeita (conhecida como doença dos ossos de vidro) são algumas das patologias consideradas raras.

Existem cerca de 7 mil doenças raras descritas, sendo 80% de origem genética e 20% de causas infecciosas, virais ou degenerativas. Atualmente, cerca de 13 milhões de brasileiros vivem com essas enfermidades.