Dezembro Vermelho

Secretaria de Saúde realiza rodas de diálogo sobre HIV e outras IST durante este mês

02/12/2021 | 18:00 | 392

Dentro da programação da campanha Dezembro Vermelho, da Secretaria de Saúde de João Pessoa, o Serviço de Assistência Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) realizará três rodas de diálogo, durante este mês, com a finalidade de conscientizar e esclarecer usuários e profissionais da rede municipal de saúde sobre questões relacionadas ao HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST).

A primeira atividade acontece nesta sexta-feira (3), a partir das 14h, no auditório da Policlínica Municipal de Jaguaribe, e o tema debatido será ‘PREP e PEP’, que são meios preventivos para evitar a contaminação do HIV, fazendo parte da prevenção combinada. A mediação será da médica infectologista Larissa Negromonte.

“Com as rodas de diálogo estaremos ampliando e atualizando as discussões a respeito do cuidado voltado para as IST, como também identificar, referenciar, tratar e apresentar a prevenção combinada no combate ao HIV”, destacou Lucas Veloso, diretor do SAE/CTA.

As atividades continuam no dia 10, com a roda de diálogo ‘Envelhecer com HIV’, também às 14h, no auditório da Policlínica de Jaguaribe. A última roda de diálogo acontece no dia 15, às 9h30, no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), com o tema ‘IST – Abordagem Sindrômica’.

Programação – No decorrer do mês, a programação da campanha Dezembro Vermelho, da Prefeitura de João Pessoa, contará com atividades de enfrentamento às infecções sexualmente transmissíveis também nas policlínicas municipais, nas unidades de saúde da família (USF) e espaços públicos.

Na quarta-feira (1°), foi realizada uma ação integrada com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), no Parque Solon de Lucena, disponibilizando à população testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais; vacinação contra hepatite B e tétano; distribuição de preservativos; atendimento odontológico e orientação ao público sobre HIV, formas de prevenção e aspectos relacionados à infecção.

Serviço – A Secretaria de Saúde de João Pessoa disponibiliza à população atendimento para casos de IST, desde os testes rápidos nas USF até o acompanhamento com especialistas no SAE/CTA, localizado em prédio anexo à Policlínica Municipal de Jaguaribe. Para mais informações, a população pode entrar em contato com o serviço através do número 98645-8230, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

Campanha – O Dezembro Vermelho, campanha instituída pela Lei nº 13.504/2017, marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST, chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas.