Humanização

Hospital do Valentina entrega novos uniformes da enfermagem, confeccionados por equipe da unidade

15/06/2021 | 16:30 | 588

O Hospital Municipal do Valentina (HMV) entregou, nesta terça-feira (15), mais de 200 novos uniformes para os enfermeiros e técnicos em enfermagem da unidade. O novo enxoval foi confeccionado pela equipe de costura da unidade hospitalar e faz parte das ações de humanização e valorização dos profissionais do serviço.

De acordo com a diretora geral do HMV, Darcy Luckwu, até então os profissionais não possuíam uniformes, o que dificultava a identificação de suas funções dentro da equipe. “O profissional precisa ter o sentimento de pertencimento à instituição. Além disso, humanização é saber cuidar com carinho e também proporcionar condições de trabalho, a exemplo dos uniformes e equipamentos de proteção individual”, afirmou.

“É um prazer imenso receber os uniformes e saber que a direção do hospital está preocupada com nosso bem-estar, sabendo ouvir as nossas necessidades, assim como as necessidades dos pacientes, com muito carinho e amor”, disse a enfermeira Patrícia de Fátima Lima, que trabalha no Hospital do Valentina há oito anos.

Os uniformes foram entregues num evento simbólico, com a participação de poucos profissionais representando a equipe e respeitando os protocolos de distanciamento social. No último mês de abril foram entregues os uniformes da equipe de higienização e hotelaria. Os próximos profissionais a serem contemplados serão os médicos, além do enxoval dos pacientes.

“É uma forma de valorizar e fazer com que a enfermagem se sinta acolhida e mais protegida, pois quando o profissional está bem paramentado dentro de um hospital, ele também está cuidando do seu corpo, além de facilitar a identificação para o usuário do serviço”, explicou Soraia Patriota, diretora multiprofissional do HMV.

A unidade é referência no atendimento de crianças e adolescentes, recebendo também casos de suspeita de Covid-19 e contando com uma equipe multiprofissional para dar assistência aos pacientes. Ao todo, o hospital possui 70 leitos, sendo 40 exclusivos para os casos suspeitos de Covid-19 e outros 30 para pacientes com outras enfermidades.