De volta aos estudos

Prefeitura de João Pessoa adere à campanha ‘Busca Ativa Escolar’ da Unicef e Undime

16/02/2021 | 17:30 | 170

A administração de João Pessoa, sob o comando do prefeito Cícero Lucena, não está medindo esforços para elevar a qualidade do ensino prestado na rede municipal. Para isso, vem promovendo qualificações para a equipe pedagógica e ampliando a oferta de vagas. Uma das ações mais recentes da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) foi a adesão à campanha ‘Busca Ativa Escolar’, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Na primeira ação da iniciativa, serão realizados um levantamento e um mapeamento das crianças e adolescentes que perderam vínculo com a escola em 2020. Ao mesmo tempo em que a escola dá esse primeiro passo, já começa a pensar no que é preciso fazer para trazer esses alunos de volta ao ambiente escolar e evitar a evasão. 

A campanha é realizada em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e tem como tema ‘Fora da escola não pode!, mesmo que a escola esteja funcionando em outros formatos’.

“É importantíssimo que os meios de comunicação possam também chegar até essas famílias para que elas entrem em contato com a escola. Precisamos saber a localização desse aluno e entender porque ele não fez nenhuma atividade ou participou das ações da escola no ano passado. Queremos trazer cada um de volta para a sala de aula”, reforça Alcilene Andrade, diretora do Departamento de Programas Especiais.

Segundo dados da Sedec, entre as matrículas registradas em 2020, um número expressivo de alunos perdeu o contato escolar, mas continua sendo estudante da rede porque não pediu transferência.

Segunda etapa – Nesta, os profissionais da Sedec irão em busca dos alunos que as escolas não conseguiram localizar no primeiro momento, seja por telefone e outros meios. A Busca Ativa Escolar envolve todos os profissionais das unidades de ensino, indo do porteiro até a direção.