Assistência

Prefeitura mantém plantão social para receber os moradores do Residencial Vista Alegre IV

13/04/2022 | 20:00 | 374

Um dia após a entrega pela Prefeitura de João Pessoa, o Residencial Vista Alegre IV já começa a receber os novos moradores, que durante anos esperaram realizar o sonho da casa própria. O dia desta quarta-feira (13) foi de mudança para o novo lar para muitas famílias. Para continuar assistindo essas pessoas, o governo municipal, através da Secretaria de Habitação (Semhab), mantém no local um plantão social, onde a equipe está orientando as famílias que chegam.

O plantão social vai funcionar durante um período de 30 dias e consiste na recepção as famílias, repassando informações sobre o funcionamento do residencial e os serviços oferecidos ao redor, como escolas, creches, posto de saúde e transporte público. Encerrado esse período, os moradores passam a ser acompanhados pela equipe de trabalho técnico e social da Semhab, através do programa Pós-ocupacional.

“A assistência as famílias tem início ainda no período de seleção. Agora, será realizada de forma mais intensa, para ajudá-los a se adaptarem a nova condição de moradia, pois muitos nunca moraram em uma estrutura vertical. O plantão social vai orientar sobre como proceder no dia a dia e até ajudar na solução de problemas que surgirem”, explicou Socorro Gadelha, secretária de Habitação.

Karla Souza, coordenadora do serviço técnico e social da Semhab, ressaltou que já existe um bom relacionamento entre as assistentes sociais e as famílias, o que facilita o trabalho. “Estamos apenas dando continuidade ao nosso trabalho com o plantão social, onde também vamos ajudar na organização dos condomínios por bloco e depois começar o programa Pós-ocupacional, que além de promover atividades de lazer e recreação, também vamos organizar um calendário para oferecer cursos profissionalizantes”, afirmou.

Residencial – O Vista Alegre IV é formado por seis blocos, com um total de 192 apartamentos com sala, cozinha, banheiro, dois quartos e área de serviços. O residencial foi planejado com rampas de acesso e 29% dos apartamentos são adaptados para acomodar pessoas com problema de limitação motora (idosos e deficientes físicos).

O Vista Alegre IV foi construído dentro do Programa Casa Verde e Amarela do Governo Federal, numa parceria com a Prefeitura de João Pessoa. Em um ano e quatro meses, a gestão do prefeito Cícero Lucena já entregou 768 apartamentos, beneficiando mais de três mil pessoas.