Visitando as escolas

Sedec faz diagnóstico do ensino durante a pandemia em parceria com programa ‘Educar pra Valer’

20/09/2021 | 19:00 | 200

A Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) de João Pessoa, em parceria com o programa ‘Educar pra Valer’, iniciou, na tarde desta segunda-feira (20), uma série de visitas em escolas da Rede Municipal de Ensino. O objetivo é fazer um diagnóstico do nível de aprendizado das crianças durante o período sem aulas presenciais.

Neste primeiro dia, a secretária de Educação, América Castro, visitou a Escola Municipal Santos Dumont, no Varadouro, e a Escola Municipal Apolônio Sales de Miranda, em Cruz das Armas. América esteve acompanhada da coordenadora do Educar para Valer, Leuzimirtes Loiola.

“Nesta retomada é importante um olhar externo para que a gente faça um diagnóstico e possa verificar de que maneira vamos implantar o ensino, trazendo as habilidades de cada aluno e melhorando a aprendizagem. Nós sabemos que é completamente diferente o ensino remoto para o presencial. Graças a Deus estamos retomando, onde completamos um mês dessa volta das aulas presenciais. Essa visita representa o olhar externo para que a gente possa caminhar cada vez melhor”, ressaltou América Castro.

A partir das visitas será realizada uma análise minuciosa do acompanhamento da infrequência e, principalmente, do abandono escolar e de como está sendo combatido esses problemas pelas escolas.

Um dos pilares do ‘Educar pra Valer’ é o acompanhamento escolar. “Nosso primeiro passo é visitar as escolas, saber como é que está esse processo de retorno ao presencial. Queremos saber as dificuldades dos alunos, ouvimos a opinião dos educadores, dos gestores para, a partir daí, a gente tentar melhorar o que for possível no programa e dar continuidade às ações em prol da melhoria da aprendizagem das crianças”, explicou Leuzimirtes Loiola.

Nesta terça-feira (21), serão visitadas das Escolas Frutuoso Barbosa, João XXIII, Frei Afonso e Analice Gonçalves Castro.