Diversos serviços

Prefeitura promove mais uma edição da Caravana do Cuidar no Parque Solon de Lucena

10/06/2022 | 18:00 | 202

Quem passou pelo Parque Solon de Lucena, nesta sexta-feira (10), teve a oportunidade de aproveitar serviços de assistência social, empregabilidade, beleza, saúde e direitos do consumidor, ofertados pela Caravana do Cuidar, projeto itinerante promovido pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc). Nesta edição, estiveram presentes também equipes da Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), Defensoria Pública do Estado da Paraíba e o teatro de fantoche da Guarda Civil Metropolitana.

A ação fez parte da XII Semana Municipal de Políticas sobre Drogas, realizada pelo Conselho Municipal Antidrogas, com o objetivo de promover campanhas educativas de redução e prevenção do uso de drogas, como explicou a presidente do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (Comad), Inise Machado. “Essa é uma iniciativa do Conselho para incentivar discussões, palestras, rodas de conversa e atividades voltadas para o tema. Em parceria com o poder público, com serviços como esses da Caravana, objetivamos chamar atenção dessas pessoas para o combate às drogas”, ressaltou.

A Caravana na Lagoa resultou em 198 atendimentos, sendo 50 aplicações da vacina contra a Covid-19 e 4 contra a influenza; 45 aferições de pressão arterial; 45 testes rápidos de glicemia; 8 cadastros no Sine-JP; 5 atendimentos no Cras; 35 cadastros no Cadúnico; 8 atendimentos no Procon-JP; 23 na Ouvidoria; e 20 atendimentos de auriculoterapia.

Uma das pessoas a aproveitar o serviço foi a Pedrina da Silva, que buscou os atendimentos de saúde. “Eu consegui fazer meu teste de glicemia e também fiz a auriculoterapia, que não conhecia e achei interessante. Vai me ajudar nas dores de coluna. A prefeitura está de parabéns”, comentou.

Parcerias – Para realização do projeto, a Sedhuc conta com a parceria de várias secretarias municipais, como Saúde (SMS), Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), Meio Ambiente (Semam), Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), Participação Popular (SEPP), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Infraestrutura (Seinfra), Gestão Governamental (Segov), Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) e Transparência Pública (Setramp), além da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) e Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).