Força-tarefa

Sedurb intensifica ação de podas e atua para minimizar transtornos no período chuvoso

28/01/2022 | 08:00 | 319

Equipes de paisagismo da Secretaria de Desenvolvimento Urbano de João Pessoa (Sedurb) intensificaram, nas últimas 24 horas, as ações de poda e atuaram em conjunto com outras secretarias para minimizar os transtornos em algumas áreas após a queda de quatro árvores por conta das fortes chuvas registradas na cidade.

O secretário Fábio Carneiro disse que graças à agilidade do trabalho nenhum dano material foi causado e que a ação conjunta com a Seinfra, Emlur e Energisa garantiu a tranquilidade da população. Segundo ele, outro fator preponderante para que não tivéssemos danos de maiores proporções foi a ação preventiva realizada ao longo do ano passado. “As ações que desenvolvemos resultaram na execução de mais de 5 mil podas no ano passado, e isso, sem dúvidas, contribuiu para termos apenas pequenos transtornos”, afirmou.

Fábio Carneiro garantiu que apesar da diminuição das precipitações as equipes permanecerão de prontidão para qualquer eventualidade. “Nosso trabalho vem sendo feito de forma integrada com outras secretarias e órgãos, como a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, para atendermos como a população espera”, observou.

Já o diretor de Paisagismo, Jair Soares, reforçou a importância da população observar algumas ações durante o período chuvoso e de fortes ventos para evitar a ocorrência de acidentes. Ele lembrou que as pessoas devem evitar, por exemplo, estacionar veículos embaixo de árvores que apresentam risco de cair, sobretudo em dias chuvosos. “É importante que a população redobre os cuidados nesse período de chuvas e que solicite os nossos serviços quando necessário, pois assim podemos dar uma resposta mais rápida às demandas que nos chegam diariamente”, destacou.

Como solicitar o serviço? – O serviço de podas pode ser solicitado à Secretaria de Meio Ambiente (Semam) pela população através do telefone 3264-1680, de segunda à quinta-feira, das 8 às 14h. A partir da solicitação, a Secretaria direciona equipes especializadas para vistoriar a área, que vão emitir um laudo técnico para a Sedurb, com a especificação adequada de como o serviço deve ser executado de maneira segura para a população e para a espécie.