Nesta quinta

Sedurb promove especial de Natal e serviços na Feira da Cecaf

23/12/2021 | 08:30 | 290

Visando proporcionar aos agricultores familiares que comercializam na Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), nesta quinta-feira (23), a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), promove o I Encontro Estadual da Agricultura Familiar e Economia Solidária. O evento, que acontece a partir das 9h, é um parceria da pasta com a União Nacional das Cooperativas e Economia Solidária (UNICAFES) e a Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (CONAFER).

O evento contará com apresentação cultural, comidas típicas, regionais, forró pé de serra, além, é claro, da tradicional feira da agricultura familiar, das 5h às 12h. A Cecaf reúne hoje produtores rurais de 28 municípios do Estado, com vínculo comprovado no Ministério da Agricultura e que são integrantes de cooperativas estaduais. Por meio do espaço, esses agricultores conseguem escoar sua produção de agricultura familiar, gastronomia, pescados, artesanato e plantas ornamentais, além de garantir sua renda familiar, repassando os produtos diretamente ao consumidor e quebrando a cultura do atravessador na negociação.

“A Cecaf hoje é um verdadeiro berço não só dá agricultura familiar, mas também da economia solidária no Estado. No decorrer desse ano desenvolvemos uma série de atividades como capacitação, eventos e ações solidárias no espaço. Para o ano que vem temos o objetivo de potencializar ainda mais o trabalho desses agricultores e microempreendedores, que têm um papel econômico essencial na região metropolitana”, destacou Fábio Carneiro, secretário da Desenvolvimento Urbano.

Serviços – Aos agricultores que já comercializam no espaço, serão disponibilizados serviços de depilação, design de sobrancelha, limpeza de pele e corte de cabelo. Ao final da manhã, haverá um momento de confraternização junto a gestores e autoridades da pasta. Já para os consumidores, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), estará disponível teste de Covid e todas as doses da vacina contra a doença,  exceto da Janssen.

Funcionamento no fim do ano – Em virtude dos feriados de fim de ano, a tradicional feira da agricultura familiar que acontece aos sábados, foi antecipada para as sextas nessas duas últimas semanas. Sendo assim, nos dias 24 e 31, das 5h às 12h, a feira acontecerá normalmente.