Cuidando da cidade

Sedurb realiza vistoria no shopping popular 4&400 e anuncia melhorias para o local

20/10/2021 | 17:30 | 178

Dando continuidade ao trabalho de valorização dos empreendedores que atuam nos shoppings populares, a Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), realizou uma vistoria nesta quarta-feira (20) no Shopping 4&400, no bairro do Centro. A visita foi coordenada pelo secretário Fábio Carneiro, que já anunciou melhorias para o espaço, e contou com a presença de equipes do setor de projetos da pasta.

Na ocasião, as equipes da Sedurb puderam ouvir as principais demandas dos comerciantes que atuam no espaço, que com mais de nove anos de funcionamento, nunca recebeu nenhuma ação de melhoria em sua infraestrutura. O local terá sua fachada revitalizada. O projeto será elaborado com base no que determina o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), além de também receber ações de revisão em toda a parte elétrica, hidráulica, manutenção e pintura de todo o prédio.

A Sedurb também está desenvolvendo um projeto de combate e prevenção a incêndios, bem como viabilizando a substituição de todas as esquadrias, ou seja, as estruturas de portas e janelas do local. “O 4&400 é um polo de fomento à economia local com um potencial imenso. Os comerciantes que atuam aqui tiram sua renda principal do trabalho que desenvolvem no espaço. Eles estavam carentes de uma atenção maior por parte do poder público e o nosso compromisso é de mudar esta realidade. Daremos celeridade à execução das intervenções para garantir a segurança e o bem-estar de todos que frequentam o local”, destacou Fábio Carneiro, secretário de Desenvolvimento Urbano da Capital.

A Secretaria também tem promovido capacitações profissionais para os trabalhadores que atuam nos shoppings populares, mercados públicos e na Feira Móvel do Produtor. Por meio do projeto ‘Sedurb Capacita’, tem promovido conteúdos de conscientização da importância da formalização como Microempreendedor Individual (MEI) e de melhoria nas vendas presenciais e online.

“Artesãos e empreendedores da Feira Móvel, feirantes do Mercado da Torre e do Shopping do Varadouro já receberam a capacitação. Em breve divulgaremos o calendário de novembro, que deverá contemplar os comerciantes do 4&400″, destacou Jaciara Medeiros, assessora técnica da Sedurb e coordenadora do projeto.

Também participou da visita o deputado estadual Eduardo Carneiro, presidente da Frente Parlamentar de Empreendedorismo da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). O órgão legislativo também abraçou, desde o início do ano, a causa dos microempreendedores da capital que atuam nos shoppings populares. De maneira itinerante, tem ouvido as principais demandas dos trabalhadores, que foram diretamente impactados com a pandemia.