Nesta quinta

Semob-JP realiza ação educativa com ciclistas no Cristo Redentor

26/08/2021 | 13:30 | 414

Dando continuidade às atividades alusivas ao Dia do Ciclista, comemorado em 19 de agosto, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP), por meio da Divisão de Educação (Died) da autarquia, realizou uma ação educativa com os ciclistas que circularam na manhã desta quinta-feira (26), na Rua José Américo, no bairro Cristo Redentor, próximo do Estádio Almeidão. O objetivo da ação foi chamar a atenção dos ciclistas para os cuidados com a sua segurança, bem como sempre utilizarem a faixa destinada à bicicleta para o deslocamento, onde ela existir.

Ação – A equipe da Died abordou os ciclistas que passaram no local, em sua imensa maioria trabalhadores, que têm a bicicleta como meio de transporte diário para ir ao trabalho e voltar pra casa no fim da jornada laboral. Os ciclistas receberam dos educadores dicas de segurança e cuidados na condução da bicicleta, bem como material informativo impresso, placas com mensagens pedindo respeito e sinalizadores refletivos que foram afixados na bicicleta para melhorar a visualização do veículo no período noturno.     

Gilmara Branquinho, chefe da Died, falou da importância da ação com os ciclistas. “Essas ações são importantes para despertar nos ciclistas que previnam acidentes tomando os cuidados necessários na condução da bicicleta. Por isso, nossas ações educativas com esse público são frequentes, mas neste mês de agosto com o Dia do Ciclista estamos dando uma atenção especial aos que utilizam a bicicleta como meio de transporte, prática de esporte ou lazer”, destacou Gilmara Branquinho.

Sistema cicloviário – A cidade de João Pessoa tem atualmente 95,12 quilômetros de faixas para a circulação de bicicletas, sendo 21,51 km de ciclovia, 52,02 km de ciclofaixa, 3,41 km de ciclofaixa de treinamento, 1,12 km de ciclofaixa compartilhada e 17,05 km de faixa preferencial. Dentro da política de melhorar a segurança de quem utiliza a bicicleta, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) pretende expandir o sistema cicloviário da Capital, a exemplo da Avenida Arthur Monteiro Paiva, no Bessa, que está com projeto em andamento na Semob-JP.