Outubro Rosa

Semob-JP realiza palestra e orienta servidoras para o encaminhamento de exames de mamografia

26/10/2021 | 12:30 | 191

Com o objetivo de trazer informações preventivas para a saúde das servidoras da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), foi realizada, na manhã desta terça-feira (26), uma palestra em alusão ao Outubro Rosa, campanha que promove a conscientização para o diagnóstico preventivo ao câncer de mama, contribuindo para a redução da mortalidade. A apresentação foi realizada no auditório da Autarquia.

A especialista em Medicina do Trabalho, a doutora Byanka Fonseca, que também faz parte do quadro de servidores da Semob-JP, conversou com as servidoras sobre exames, sintomas, diagnósticos, fatores de risco, prevenção e também sobre o câncer de colo de útero. “A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres no autoexame e a prevenção pode ser feita com exames regulares, alimentação saudável e atividade física”, explicou.

A chefe da Seção de Desenvolvimento de Pessoal e Bem-Estar (Sebem) da Semob-JP, Isabela Melo, informou que o setor está distribuindo requisições para as servidoras interessadas no encaminhamento para o exame de mamografia, avaliação médica e exames clínicos que a Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está oferecendo dentro das atividades referentes ao Outubro Rosa.

“A palestra foi uma forma imprescindível para o diálogo entre a profissional da saúde e as servidoras. A informação é de grande importância para que nossas colaboradoras procurem o médico periodicamente e assim cuidem da saúde e do seu bem-estar”, destacou Isabela.

A servidora Lindaura Lemos, disse que a explicação foi ótima e que tirou várias dúvidas. “Faço meus exames periodicamente já que tenho mais de 50 anos, faço atividades físicas e procuro me alimentar com comidas saudáveis para evitar essa doença tão perigosa”, declarou.