Dezembro Vermelho

Secretaria Municipal de Saúde intensifica ações no combate à Aids a partir desta quarta-feira

30/11/2021 | 16:00 | 1013

A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, dá início nesta quarta-feira (01), quando se comemora o Dia Mundial de Luta contra a Aids, a uma série de ações junto ao Estado e também individuais para conscientizar a população sobre a importância da prevenção à doença a partir do uso de preservativos. 

Conforme a programação desta quarta-feira (01), a equipe da Secretaria de Saúde da Capital participa de ações conjuntas com o Estado e oferece testagem gratuita no Parque Solon de Lucena, a partir das 8h. Haverá teste rápido para HIV, sífilis e hepatites virais (A, B e C). No local também haverá distribuição de preservativos (masculino e feminino), além de atendimento odontológico (Odontomóvel). 

Segundo a gerente de Epidemiologia da Secretaria de Saúde, Paula Meneses, dentro da programação individual constam palestras para capacitação dos profissionais da rede municipal nos dias 03, 13 e 15; e no próximo dia 10 será instalado o Consultório de Rua para testagem e distribuição de preservativos no Largo da Gameleira, em Tambaú, das 5h às 22h.  

Conforme explicou, durante todo o ano, o Município disponibiliza o teste rápido e a distribuição de preservativos no CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento SAE – Serviço de Assistência Especializada em HIV/AIDS, instalado na Policlínica de Jaguaribe, que é referência na Capital.

O serviço também é ofertado em todas as unidades de Saúde e se estende à empresas, quando solicitado, e a ONGs que trabalham com pessoas em vulnerabilidade. “São aproximadamente 100 mil preservativos, masculino e feminino, distribuídos ao mês, chegando ao final do ano a 1,5 milhão. Atualmente, o SAE presta assistência a 680 positivados com a doença, entre a faixa etária dos 20 aos 59 anos”, acrescentou.

A campanha – O ‘Dezembro Vermelho’ chama a atenção para medidas de prevenção, promoção, assistência e proteção dos direitos das pessoas com HIV/Aids. “Quando falamos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), dizemos que estas doenças estão ligadas diretamente ao comportamento das pessoas, e o sucesso das ações em prevenção estão ligados a adesão e ao autocuidado”, destacou Íris Mariana da Costa Barros, chefe da seção de IST/Aids da Secretaria de Saúde da Capital.

Ela ressalta que a conscientização sobre a doença e as formas de contaminação é fundamental para combater a disseminação. “O 1° de Dezembro e as Ações voltadas ao Dezembro Vermelho tem o objetivo de chamar a atenção para a luta contra o HIV/Aids e reforçar junto à população sobre a necessidade da prevenção, o entendimento sobre a pandemia, bem como incentivar uma análise do HIV/AIDS sobre a sociedade e os órgãos públicos”, destacou.

Serviço:

CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento SAE – Serviço de Assistência Especializada em HIV/AIDS – Funciona na Policlínica Jaguaribe, na Rua Alberto de Brito, Jaguaribe. Telefone: (83) 98645-8230

  • Texto: Djane Barros
    Edição: Katiana Ramos
    Fotografia: Arquivo/SECOM (Ivomar Gomes)

  • Secretarias

    sem-categoria