Plano de Ação Sustentável

Plano de Ação Sustentável

Em

Plano de Ação Sustentável

O Plano de ação João Pessoa Sustentável indica os problemas e apresenta as soluções para o seu enfrentamento em áreas como Desigualdade Urbana, uso do solo; Competitividade da Economia; Gestão Pública; Segurança; Mudanças Climáticas e Mobilidade e Transporte. O plano prevê 60 ações essenciais, que juntas requerem investimentos de cerca de R$ 1,25 bilhão. O objetivo é fazer com que a cidade cresça com planejamento e sustentabilidade.

 

Download


imagem01

Mudanças climáticas

As mudanças climáticas globais estão associadas às atividades geradoras dos gases do efeito estufa. Dentre elas, podemos destacar as atividades industriais, agrícolas e de transporte, que têm alto consumo de energia proveniente de combustíveis fósseis. O seguinte estudo trata da elaboração do inventário e de ações de mitigação de gases do efeito estufa para os municípios que compõem a Grande João Pessoa.

 

Download


imagem02

Vulnerabilidade e riscos naturais

 

O estudo consiste em uma avaliação dos riscos de desastres naturais na cidade de João Pessoa, considerando diversos cenários relacionados ao efeito das alterações climáticas e para o clima atual. A análise geográfica da área se limita ao entorno do município de João Pessoa. O estudo leva em consideração riscos como inundações fluviais, inundações marinhas, riscos por deslizamentos e análise de erosão costeira.

 

Download


imagem03

Crescimento urbano

 

Este estudo se apoia em uma série de fotografias, gráficos, mapas e tabelas para entender o crescimento urbano da cidade. Foram utilizadas imagens multi temporais de satélite para analisar o crescimento populacional e o planejamento levando a conclusão de uma série de debilidades e fortalezas presentes no sistema territorial da Grande João Pessoa, em especial, os relacionados com o crescimento urbano.

Download