Controladoria Geral do Município

Com a missão de zelar pelo controle e pela correta aplicação dos recursos públicos, a Controladoria-Geral do Município atua estabelecendo ações preventivas no combate à corrupção e à improbidade administrativa. Este importante órgão de fiscalização contábil, financeira e orçamentária acompanha e fiscaliza a execução orçamentária e financeira de todas as secretarias e órgãos da Prefeitura de João Pessoa e ainda faz análises e emite notas técnicas sobre a legalidade dos atos dos administradores municipais.

A Controladoria acompanha também a execução das metas e programas do Governo Municipal e auxilia o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e aos demais órgãos de controle externo na missão de zelar pelo Patrimônio Público Municipal.

De acordo com a Lei nº 12.150/2011, a Controladoria tem dentre as suas atribuições as seguintes:

  1. Assegurar o fiel cumprimento das leis, normas e procedimentos através das ações de auditoria interna preventiva, de controle e corretiva nos órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta do Município, que tornem eficaz o controle interno;
  2. Coordenar e executar o controle interno, visando a exercer a fiscalização do cumprimento das normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal;
  3. Realizar inspeções e avocar procedimentos e processos em curso na Administração Pública Municipal, para exame de sua regularidade, propondo a adoção de providências, ou a correção de falhas;
  4. Apurar os atos ou fatos inquinados de ilegais ou irregulares, praticados por agentes públicos ou privados, na utilização de recursos públicos municipais e, quando for o caso, comunicar à Procuradoria Geral do Município para as providências cabíveis;
  5. Criar condições para o exercício do controle social sobre os programas contemplados com recursos oriundos dos orçamentos do Município;
  6. Assessorar o Chefe do Poder Executivo nas relações com os órgãos responsáveis pelo controle externo.

Além disso, a Controladoria-Geral do Município tem em sua estrutura três Secretarias Executivas (Ouvidoria-Geral do Município, Orçamento Participativo e Transparência Pública) e duas Diretorias (Diretorias de Controle da Administração Direta e da Indireta), conforme Organograma a seguir:

Estrutura administrativa

Ludinaura Regina Souza dos Santos

Controladora-Geral


(83) 3218-9045
ludinaura.santos@joaopessoa.pb.gov.br


    Secretaria
  • Secretário Adjunto

    Thiago da Silva Lins

    (83)3218-9045

    thiago.lins@joaopessoa.pb.gov.br

  • Gabinete e Diretorias
  • Chefe de Gabinete

    Marcos Pedrosa

    (83)3218-9045

    marcos.pedrosa@joaopessoa.pb.gov.br

    Chefe do Setor Pessoal

    Kenneth Aleff da Silva

    (83)3218-9045

    kenneth.silva@joaopessoa.pb.gov.br

    Chefe da Assessoria Jurídica

    Helionora de Araújo Abiahy

    (83)3218-9045

    helionora.abiahy@joaopessoa.pb.gov.br

    Diretor de Controle da Administração Direta

    Diógenes Silvio Medeiros

    (83)3218-9045

    diogenes.medeiros@joaopessoa.pb.gov.br

    Diretor de Controle da Administração Indireta

    Bruno Eduardo de Castro Carrilho

    (83)3218-9045

    bruno.carrilho@joaopessoa.pb.gov.br

    Chefe da Divisão de Administração e Finanças

    Robson Francisco Da Silva Proença

    (83)3218-9045

    robson.proenca@joaopessoa.pb.gov.br

    Diretor do Departamento de Planejamento Estratégico e Pesquisa

    Dyego Terceiro Sá

    (83)3218-9045

    dyego.sa@joaopessoa.pb.gov.br