Secretaria Executiva da

Participação Popular

5643

A Secretaria Executiva da Participação Popular (SEPP) exerce um papel fundamental na gestão da Prefeitura Municipal de João Pessoa. É através das ferramentas e atividades realizadas pela pasta que a população pode incidir de forma direta em decisões que mudam efetivamente a realidade de seus bairros e comunidades.

Assim, a SEPP é uma ponte de diálogo constante entre a Prefeitura e os moradores da cidade, que apresentam suas demandas com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos locais onde moram.

Nesta gestão, a secretaria oficializou o nome de “Participação Popular” e reforça o compromisso do prefeito Cícero Lucena em construir uma cidade a partir de interações coletivas que garantam que o povo seja ouvido e atendido.

“Você Prefeito” é o programaque marcará o Ciclo da PP nos próximos quatro anos quando conselheiros e conselheiras, eleitos em assembleia geral, poderão participar e fiscalizar as ações do governo, além de ajudar na elaboração e implementação dos meios orçamentários como a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO); Lei Orçamentária Anual(LOA) e Plano Pluarianual (PPA).

O instrumento tem por objetivo promover a cidadania nos moradores de João Pessoa e empoderar o povo dentro de uma construção democrática de governo, onde se passa a ser um sujeito de ação e de mudanças positivas em seus territórios.

Estas mudanças serão oportunizadas através de várias atividades que farão parte do Ciclo, desde as plenárias, formações pedagógicas, reuniões temáticas, a CaraPop, a Participação Popular Criança e Adolescente, Gestor Mirim, entre outras. Estaremos nas escolas, nas comunidades e com grupos específicos no intuito de agregar e atender as demandas dos 64 bairros e 160 comunidades existentes em João Pessoa.

A Participação Popular em números

369 conselheiros regionais

28 conselheiros municipais

19 articuladores

-Quem faz parte

Conselheiros municipais

O conselheiro municipal é quem vai apresentar as demandas de melhorias para os bairros que representa. Para isso, o conselheiro deve acompanhar ativamente e contribuir para a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA), na Câmara Municipal de João Pessoa, além da Lei de Diretrizes do Orçamento (LDO) e do Plano Plurianual (PPA).Sua função também é manter a comunidade mobilizada e informada em torno de ferramentas que permitam a participação popular nas decisões sobre os recursos públicos.

Conselheiros regionais

João Pessoa é dividida em 14 regiões, compreendendo 71 bairros e 147 comunidades. Os conselheiros regionais atuam neste âmbito. Entre suas funções, estão acompanhar e fiscalizar obras, serviços e ações setoriais por toda João Pessoa; solicitar e acompanhar o repasse de informações pelos respectivos conselheiros municipais – titular e suplente – sobre o andamento dos trabalhos no Conselho Municipal da Participação Popular.

Articuladores O articulador funciona com um elo entre os conselheiros da cidade e a Secretaria Executiva de Participação Popular. Cabe a eles a função de acompanhar as demandas vindas da população e estar sempre em contato com as secretarias que forem demandadas para algum serviço.

30/04/2021 | 07:38 | 5644

Serviços sepp

description

Participação Popular

Mapa das Regiões de Participação Popular de João Pessoa

Bairros e comunidades das Regiões de Participação...

7607

Estrutura administrativa

Thiago Diniz

Secretário


Nascido em João Pessoa, Thiago Diniz tem formação superior em Tecnologia em Gestão Pública. Entre 2013 e 2016, exerceu o cargo de assessor técnico da vice-prefeitura municipal e do Programa de Inclusão e Cidadania para Pessoas com Deficiência. Foi gerente administrativo do Sistema Nacional de Emprego (Sine-PB) em 2017 e 2018. Nos anos seguintes, esteve à frente da Gerência Executiva de Trabalho, Emprego e Renda (SEDH/Governo PB). Atualmente ocupa o cargo de secretário executivo da Participação Popular.

    Gabinete
  • Chefe de Gabinete

    Danilo Falconi

    Secretária Pessoal do Secretário

    Gilmara Ferreira

    Assistente

    Ana Lívia Avelino de Oliveira

    Assistente

    Edson Silva

    Assistente

    Patrícia Reis

  • Secretaria
  • Secretária do Conselho da Participação Popular

    Angélica Diniz

    Chefe de Divisão de Eventos

    Jório Toscano

    Chefe de Divisão de Transportes

    Sérgio Bruno

  • Assessoria Técnica
  • Assessor

    André Rodrigues

    Assessor

    Custódio Júnior

    Assessora

    Fátima Abreu

  • Assessoria de Comunicação
  • Assessor

    Rogéria Araújo

  • Assessoria Jurídica
  • Assessora

    Hellen de Moraes

  • Diretoria de Logística
  • Diretor

    Jandesson Lima

    Diretora de Acompanhamento

    Ingrid Gabínio

    Chefe de Divisão de Acompanhamento Regional

    Sonnaly Xavier