Secretaria de

Desenvolvimento Social

A Secretaria de Desenvolvimento Social – SEDES, órgão da administração pública direta tem a função de implementar a Política da Assistência Social no âmbito do município, bem como as políticas de Trabalho, Renda e Economia Solidária e a Promoção da Cidadania, Participação Popular e Controle Social.

Responsável pela gestão da Política da Assistência Social no âmbito do Município, a Sedes é responsável por promover a universalização do direito dos cidadãos e cidadãs à proteção e à inclusão social.

Responsável pela gestão da Política da Assistência Social no âmbito do Município, a Sedes é responsável por promover a universalização do direito dos cidadãos e cidadãs à proteção e à inclusão social.

Essa universalização segue as normas e diretrizes da Política Nacional de Assistência Social (PNAS) – colocada em prática por meio do Sistema Único de Assistência Social (Suas) –, devendo assegurar que os princípios da Lei Orgânica da Assistência Social (Loas) sejam postos em prática a partir de ações integradas nas três esferas de governo, a fim de garantir os direitos universais.

Público beneficiário

Cidadãos, cidadãs e, grupos que se encontram em situação de vulnerabilidade social e riscos, tais como:

  • Perda ou fragilidade de vínculos de afetividade, pertencimento e sociabilidade;
  • Identidades estigmatizadas em termos étnico, cultural e sexual;
  • Desvantagem pessoal resultante de deficiências;
  • Exclusão pela pobreza e/ou no acesso às demais políticas públicas;
  • Uso de substâncias psicoativas;
  • Vítimas de diferentes formas de violência advinda no núcleo familiar, grupos e indivíduos;
  • Inserção precária ou não inserção no mercado de trabalho formal e informal;
  • Estratégias e alternativas diferenciadas de sobrevivência que podem representar risco pessoal e social.

Missão

Implementar políticas públicas para a população em situação de exclusão social, por meio de ações e programas baseados nos princípios fundamentais dos Direitos Humanos, contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida e consolidando sua autonomia, fortalecendo a democratização do Estado para as transformações sociais.

Estrutura administrativa

Márcio Diego Fernandes Tavares de Albuquerque

Secretário


(83)3218-9276
sedes@joaopessoa.pb.gov.br


    Secretaria
  • Secretário Adjunto

    Vitor Cavalcante de Sousa Valério

    (83) 3218-9016

    adjuntosedespmjp@gmail.com

  • Gabinete
  • Chefe de gabinete

    Aldrovando Grisi Júnior

    (83) 3218-9223

    sedes.gabinete@gmail.com

    Secretária particular

    Ana Paula Romeiro

    (83) 3218-9223

    sedes.gabinete@gmail.com

    Balcão de Direitos

    Leidivan Elias de Sousa

    (83) 3218-9232

  • Diretoria de Assistência Social – DAS
  • Diretora

    Cízia Romeu

    (83) 3218-9253

    das-sedes@hotmail.com

  • Diretoria de Economia Solidária e Segurança Alimentar e Nutricional – DESSAN
  • Diretora

    Mariângela Pinto

    (83)3218-9244

  • Diretoria de Organização Comunitária e Participação Popular – DIPOP
  • Diretora

    Lilian Pereira

    (83)3218-9245

    diretoriadipop@gmail.com

    Centro Integracional Sinhá Bandeira

    Sôia Lira

    (83)3244-2951 (83)3214-7926

  • Diretoria de Administração e Finanças – DAF
  • Diretor Administrativo e Financeiro

    Hugo Luna

    (83)3218-9252

    Chefe da Divisão Financeira

    Wilzenir de Souza Melo

    (83)3218-9234