Coleta Seletiva e Acordo Verde

Coleta Seletiva e Acordo Verde

A Emlur vem desenvolvendo ações e projetos para ampliar a coleta seletiva na capital paraibana. Atualmente, a cidade conta com cinco núcleos de coleta seletiva:

  • Cabo Branco
  • Bessa
  • 13 de Maio
  • Jardim Cidade Universitária
  • Mangabeira

E o Centro de triagem do Aterro Sanitário, que atendem 20 bairros da capital, o equivalente a um percentual de 30%, atingindo aproximadamente 350 mil habitantes.

Em abril deste ano foi implantado um novo modelo operacional no bairro do José Américo, onde é utilizado um caminhão telado, preparado especificamente para esta função. Esta frente de coleta também utiliza a metodologia do Acordo Verde, que prevê uma parceria entre os agentes ambientais e a população para a separação e coleta do material potencialmente reciclável. Posteriormente, todo material é enviado para o núcleo de coleta para triagem, pesagem, enfardamento e comercialização.

Acordo Verde

O projeto Acordo Verde foi implantado em 2007 pela Emlur e atende quatro bairros da Zona Sul. Nele, o morador faz um acordo simbólico onde entra com a separação do lixo e a prefeitura com a coleta porta a porta feita pelos agentes ambientais, antigos catadores informais. Esse projeto garantiu a inclusão social dos agentes ambientais, ajuda na preservação do meio ambiente e contribui para deixar a cidade mais limpa e organizada.