Educação para o Trânsito

DIVISÃO DE EDUCAÇÃO – DIED

A SEMOB investe em campanhas de educação para mudar os hábitos dos usuários das vias e, com isso, melhorar  e tornar mais segura a mobilidade urbana. A cidadania, o respeito às leis de trânsito e ao espaço público são fundamentais  para tornar o trânsito mais humano.

A Equipe de Educação para o Trânsito leva  ensinamentos sobre como conviver em harmonia, baseando-se na tolerância, igualdade de direitos, responsabilidade e solidariedade. As ações educativas são realizadas em instituições de ensino, espaços públicos, empresas, e etc., utilizando recursos didáticos para que as informações sejam assimiladas pela população.

SEÇÃO DE CAMPANHAS E PROGRAMAS – SEPROG

ATIVIDADES

Programas e Campanhas educativas

Eu Quero Paz No Trânsito

ADESIVO - PAZ NO TRÂNSITO

Em 2014, foi lançada a campanha “Eu Quero Paz no Trânsito”, onde a Semob desenvolveu várias ações educativas, abordando diversos temas que influenciam na mudança de comportamento para uma cultura de paz no trânsito. Campanhas frequentes como a da faixa de pedestres e atividades educativas nas escolas e nas empresas foram intensificadas nos últimos dois anos.

 

Seu carro na calçada também é absurdo e ilegal

Na Campanha para eliminar os estacionamentos sobre as calçadas, a Educação para o Trânsito e os agentes da mobilidade orientam os motoristas sobre estacionamento em calçadas, passando pelos principais corredores da cidade, distribuindo panfletos informativos

Respeito à Faixa de pedestre

Campanha de prioridade dos pedestres nas travessias sobre as faixas foi lançada em 2005 com o slogan “Faça sua parte” e nesses últimos anos tem mudado a relação entre motoristas e pedestres, mostrando que o respeito mútuo só faz melhorar o trânsito e salvar vidas, diminuindo os acidentes. Essa campanha estabeleceu prioridade para o pedestre nas faixas de travessia e colocou a capital paraibana no rol das cidades que tem um povo consciente no trânsito.

Nunca Feche o Cruzamento:

A Semob realizou uma campanha educativa com o objetivo de coibir o fechamento dos cruzamentos pelos veículos que prejudicam a fluidez do tráfego nos principais corredores da cidade. Este mau hábito causa transtornos porque trava o tráfego para os veículos que circulam nas vias que se cruzam.

Isto acontece quando o semáforo abre e não há espaço após o cruzamento para o veículo seguir em frente. Com isso, o motorista para no meio da via, fechando o cruzamento. Quando o sinal verde da via lateral abre, os veículos também não podem sair, pois a interseção está bloqueada, impedindo o fluxo viário.

Nunca feche o cruzamento

Zona Azul: Faça sua parte. Siga as regras e evite multas

A ação educativa da Semob com o objetivo de orientar os usuários da Zona Azul sobre a utilização correta do serviço de estacionamento rotativo na via pública.

Zona Azul

Na Cidade Sem Meu Carro:

João Pessoa participou pela primeira vez do dia 22 de setembro da Jornada Mundial “Na Cidade Sem Meu Carro”, que procurou sensibilizar as pessoas para a utilização de meios de transportes mais sustentáveis, proporcionado cidades mais saudáveis, sem poluição e com acessibilidade. “Na Cidade Sem Meu Carro” é um movimento internacional em defesa do meio ambiente e da qualidade de vida, que nasceu na França e se espalhou por várias cidades do mundo. No Brasil, o evento foi trazido pelo Instituto de Mobilidade Sustentável Rua viva, e conta com a participação de mais de 60 municípios.  O objetivo principal desta iniciativa é instigar a reflexão sobre o modelo de mobilidade vigente no país, onde o modo individual de locomoção, o automóvel, ganha cada vez mais espaço em detrimento aos modos alternativos de transportes como ônibus ou bicicleta.

Entre as ações realizadas neste dia foram feitos o bloqueio da Avenida Visconde de Pelotas – transformada em uma rua de lazer e contemplação, reservada somente para pedestres durante todo o dia. Na Praça Vidal de Negreiros (Ponto de Cem Réis), no trecho entre a lateral da Assembléia Legislativa e a Rua Barão do Abiai, foram realizadas oficinas de arte, apresentações de teatro, música e dança, jogos educativos, painéis ilustrativos e um passeio ciclístico. Na Avenida Epitácio Pessoa, entre a Praça da Independência e o entroncamento da Avenida Rui Carneiro, uma faixa exclusiva foi destinada aos ônibus.

Projeto “Ônibus Legal”

O Projeto Ônibus Legal tem como proposta desenvolver junto a todos os envolvidos nas escolas ações de educação para o trânsito e transportes com o objetivo de diminuir os acidentes. Além disso, a atuação do projeto pretende sensibilizar as pessoas a conhecerem situações de risco no trânsito, como transitar de forma segura nos espaços públicos e privados e utilizar de forma adequada o transporte público.

Palestras

Atividade que visa educar, orientar e conscientizar as pessoas (pedestres e condutores) quanto ao comportamento seguro no trânsito. Realizamos palestras em escolas, universidades, empresas privadas e em órgãos públicos.

Blitzen Educativas

Ação educativa que visa orientar os condutores quanto aos procedimentos seguros no trânsito.

Mudanças no Trânsito

A equipe da DIED atua nas mudanças de trânsito, auxiliando à população com informações sobre as modificações na área abrangida, antes e durante o processo.

SEÇÃO DE QUALIFICAÇÃO DE OPERADORES – SEQOP

A seção de qualificação realiza treinamentos com os operadores de transporte e de estacionamento. O treinamento é um procedimento constante, onde busca sempre repassar conhecimentos, competências e habilidades ligadas às atividades direcionadas ao trabalho, visando habilitar o profissional a desenvolver com mais eficácia os objetivos demandados de sua função. Sua finalidade é aumentar a produtividade dos sujeitos influenciando-os em seus comportamentos e fazendo com que os participantes obtenham eficiência na realização de suas tarefas. Sendo de extrema relevância para o desenvolvimento dos profissionais, das organizações e conseqüentemente da população, pois como profissionais que atuam diretamente no trânsito é de extrema necessidade que conheçam e respeitem as leis de trânsito e respectivamente os regulamentos específicos de suas profissões.

Os operadores são de:

– Transporte coletivo de passageiros;

– Transporte de condução coletiva de escolares;

– Transporte de passageiros em veículos de aluguel à taxímetro;

– Sistema de estacionamento rotativo (Zona azul).