União de forças

Ações conjuntas da Semam e Sedec reforçam o cuidado com as crianças e o com o meio ambiente

28/04/2021 | 16:44 | 371

A gestão do prefeito Cícero Lucena é feita através de união onde as secretarias andam juntas. Nesta quarta-feira (28), as Secretarias do Meio Ambiente (Semam) e de Educação e Cultura (Sedec) de João Pessoa se uniram em prol de um projeto educacional que prioriza o meio ambiente.  Estiveram presentes nessa reunião online o secretário executivo da Semam, Djalma Castro, e a secretária executiva da Sedec, Luciana Dias, além de diretores e técnicos das duas pastas.

“Estamos unidos para planejarmos a Semana do Meio Ambiente na Escola e outras ações pertinentes ao conhecimento e trato da natureza. Enfocamos questões de como melhor produzir e realizar as ações mediante o distanciamento social que vivemos, de viabilidade de uso por parte dos professores de vídeos com conteúdo que tratem sobre: efeito estufa, biomas, poluição, plantio, jardinagem, água, consciência ecológica, e outros temas”, explicou Luciana Dias.

O projeto Meio Ambiente na Escola possui ações a curto, médio e longo prazos. Inicialmente, será feito através das mídias digitais envolvendo os alunos com informação, a exemplos de entrevistas. Quando for possível, e de forma segura, a interação será presencial seguindo um roteiro com plantio urbano, vivências no Parque Arruda Câmara, trilhas e visita ao Viveiro Municipal de Plantas Nativas.

“O plantio urbano é uma ocasião que irá propiciar a participação das crianças. Nessa ação, é possível aprender a importância do cuidar da natureza, de saber qual árvore é adequada ao espaço urbano. É chegado o momento de cuidarmos da nossa cidade”, disse o secretário executivo da Semam, Djalma Castro.

O assunto do Meio Ambiente é um tema transdisciplinar que dialoga em todas as áreas do currículo escolar. A Semam disponibiliza os técnicos da área, que juntamente com a equipe pedagógica da Sedec viabilizam a interação das ações na rotina escolar.

A secretária executiva da Educação esclareceu ainda que as ações educativas com foco no meio ambiente é um tema bem acolhido nas escolas. “Quando envolve a possibilidade de as crianças interagirem com o meio ambiente, elas se sentem motivadas e interessadas no conteúdo, discutindo e trazendo exemplos de suas vivências cotidianas. É um momento de muita aprendizagem”, concluiu.