Educação

Alunos da Rede Municipal da Capital conquistam ouro e prata na Olimpíada Nacional de Ciências

16/10/2024 | 13:00 | 135

Os estudantes Thiago Leite de Lucena, do 7º ano da Escola Municipal General Rodrigo Otávio, e Rafael Kauan Soares Ferreira, do 9º ano da Escola Municipal Educador Francisco Pereira da Nóbrega, ganharam medalha de ouro na Olimpíada Nacional de Ciências 2024. A aluna Maria Cecília Cavalcante, do 7º ano, da Escola Padre Pedro Serrão, e Isabelli Souza Rodrigues Galdino, da Escola Municipal Seráfico da Nóbrega, foram classificadas com a medalha de prata.

O aluno Rafael Kauan revela que se preparou para Olimpíada. “Em casa eu pesquisei um pouco sobre como era essa Olimpíada, sobre Olimpíadas anteriores para poder estudar melhor. A coisa mais importante durante essa competição foi o conhecimento que ela passa, o conhecimento que você adquire. Eu estou bem feliz com o meu resultado e quando vi que acabei ganhando a medalha de ouro. Agradeço aos meus amigos e ao meu professor Geraldo Júnior”, falou Rafael.

Quem também lembrou de agradecer ao professor foi o aluno Thiago Leite. “Venho aqui agradecer a minha escola, a coordenação, especialmente ao meu professor Eudes Júnior, que foi quem me inscreveu por confiar em mim, me inspirou e me tranquilizou. Inclusive, durante a competição, eu lembrei de uma explicação dele no início do ano sobre o bioma da Caatinga e bioma da Floresta Amazônica”, contou o aluno.

O coordenador de Ciências da Natureza da Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), João Justino Barbosa, falou do orgulho que tem da equipe de profissionais que fazem a educação da Rede Municipal e dos alunos.

“É gratificante fazer parte dessa Rede com professores qualificados, que trabalham, que se dedicam em sua grande maioria e fizeram com que nossos alunos e alunas chegassem tão longe. Tudo isso não aconteceu de forma isolada, e sim de uma forma planejada por parte da Secretaria. Nós temos, pela primeira vez, dois medalhistas de ouro na Olimpíada Nacional das Ciências e temos duas medalhistas de prata. Quero parabenizar os professores e alunos envolvidos”, disse o coordenador.

A professora Júlia Karla Maia Leite, da Escola Padre Pedro Serrão, destacou a importância da participação dos alunos na Olimpíada Nacional de Ciências no desenvolvimento de habilidades pessoais e acadêmicas dos estudantes. “Os alunos se sentem motivados a usar raciocínio lógico, a capacidade de resolver problemas de forma eficiente, de lidar com questões complexas sobre Ciências e suas tecnologias. Além disso, participar dessas olimpíadas abre portas para o futuro desses jovens, pois eles podem acrescentar essa vivência no currículo acadêmico, concorrer a bolsas de estudo em escolas no Brasil ou até mesmo ajuda a ingressar em universidades dentro e fora do nosso País”, pontuou.

Sobre a ONC – A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização da Sociedade Brasileira de Física (SBF), Associação Brasileira de Química (ABQ), Instituto Butantan, Sociedade Astronômica Brasileira e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); ela resulta de um convite do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) às Sociedades e se destina a estudantes do Ensino Médio e do 6ª a 9º ano do Ensino Fundamental.

Pular para o conteúdo