Agilidade e eficiência
Aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’ cresce em número de serviços oferecidos e soluciona 80% das demandas
01/01/2026 | 16:00 | 96
Criado em 2023 pela Secretaria de Administração (Sead), o aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’, que tem como lema ‘A cidade e seus serviços em um só lugar’, se converteu em um dos principais canais de atendimento à população da Capital em apenas dois anos. Aliando tecnologia, modernidade e o empenho da atual gestão em prestar um serviço mais ágil e eficiente aos pessoenses, em 2025, o aplicativo registrou mais de 188 mil demandas nas mais diversas áreas, chegando a uma taxa de quase 80% delas concluídas. Através do app, atualmente, são disponibilizados 207 serviços administrados por todas as secretarias da Prefeitura da Capital.


De acordo com o secretário de Administração, Valdo Alves, o aplicativo se consolidou no ano de 2025 como o canal de acesso mais fácil da população para solucionar problemas do dia a dia e demandas que antes precisavam de atendimento presencial no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria. “O aplicativo facilitou a vida de todos os cidadãos. Vinte e quatro horas por dia, qualquer pessoa tem acesso aos serviços da Prefeitura para fazer sua demanda. Ninguém precisa mais se deslocar a nenhum local de atendimento presencial. A gestão de João Pessoa se torna cada vez mais moderna e eficiente”, afirmou.
Para se ter ideia, o aplicativo, que foi criado em setembro de 2023, tinha no começo de 2024, 39 serviços ativos, número que saltou para 207 em 2025, um crescimento de 431% na oferta de serviços. Nos dois últimos anos, foram realizados 136.659 downloads do app nas lojas de aplicativos como Play Store e App Store. Desse total, mais de 76 mil foram em 2025.
Já quanto ao número de demandas registradas, 2024 encerrou o ano com 114.764 solicitações, uma média de 9.566 por mês. Em 2025, até a primeira quinzena de dezembro, foram registradas 188.090 demandas, uma média de 15.674 por mês. O crescimento foi de 64% na procura mensal pelos serviços.
“Esses números demonstram que a população vê de fato o aplicativo como um importante instrumento para acessar à administração municipal e encontrar a solução para suas demandas. E mesmo com um crescimento considerável na procura e no número de novas solicitações registradas, nós conseguimos alcançar uma taxa de conclusão de quase 80% delas, o que evidencia a melhora na eficácia operacional e a eficiência da gestão para atender aos pleitos da população”, destacou Valdo Alves.
No ranking dos serviços mais solicitados em 2025 se destacaram a iluminação pública, com 37.580 solicitações e as emissões e atualizações do Cartão SUS, que somadas totalizam 24.025 solicitações. Em 2024, a iluminação pública também liderava o ranking, seguido do programa Pão e Leite e a emissão do Cartão SUS. Os órgãos mais demandados são a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).
Uso – O aplicativo, desenvolvido pela Sead em parceria com a Cubo Tecnologia, está disponível nos sistemas operacionais Android e IOS, além de ficar disponível também no site da Prefeitura de João Pessoa, na Plataforma Prefeitura Conectada. Para acessar, é só preencher o número do CPF e a data de nascimento. Todos os serviços possuem campos onde o cidadão pode preencher com o tipo de solicitação desejada e anexar fotos ou vídeos referentes à demanda.
-
Texto: Flávio Asevêdo
Edição: Felipe Silveira
Fotografia: Kleide Teixeira (Arquivo) -
Secretarias
sead -
Tags
administração agilidade aplicativo na palma da mão sead
O conteúdo desse portal é compatível com leitores de tela e pode ser acessível em Libras, clique abaixo para aprender sobre o Vlibras.