Defesa do consumidor

Atendimento através do Instagram e telefones do Procon-JP ultrapassa 1,7 mil em junho

03/07/2020 | 12:03 | 1629

A assistência remota (Instagram e telefones) da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor realizou 1.722 atendimentos no mês de junho. Com o consumidor fazendo denúncias e reclamações, tirando dúvidas e pedindo orientações, o Procon-JP recebeu uma média de 1.330 ligações nas duas linhas disponíveis e 392 mensagens através do @proconjp, somando 1.722  atendimentos.

Desde o início do isolamento social na Capital, provocado pela pandemia do Coronavírus, o Procon-JP soma 4.290 assistências via telefones e 1.820 através do Instagram. Entre as principais reclamações do consumidor estão atraso na entrega de compras realizadas através da internet, preços considerados abusivos em supermercados e similares e farmácias, dúvidas sobre rompimento de contratos, problemas com serviços como telefonia, água e luz e de aglomeração em estabelecimentos liberados para funcionamento.

A secretária Maristela Viana informa que, como o Procon-JP não está  atendendo presencialmente, o contato do consumidor ocorre apenas através de duas linhas disponibilizadas (0800 083 20150 e 3218-5720) pela Secretaria, assim como o Instagram @proconjp. “As denúncias, reclamações, pedidos de orientação e dúvidas continuam a chegar, com os números provando que o consumidor continua atento e nossa fiscalização e consultoria jurídica estão postos para atender essa demanda”.

Fiscalização – Maristela Viana enfatiza que a fiscalização do Procon-JP continuará a seguir as denúncias dos consumidores. “A maior parte do trabalho da fiscalização, mesmo em tempos normais, sempre teve como base as denúncias dos consumidores e agora se intensificou através do Instagram e dos telefones. Desde o início do isolamento, os números desse setor chegam a 550 visitas a estabelecimentos comerciais da Capital, com a emissão de 438 notificações e 80 autuações”.

Prazo normal – A secretária avisa que todo atendimento presencial no SAC, bem como as audiências estão suspensas até o dia 15 de julho, com possibilidade de prorrogação. “Mas, alerto aos fornecedores que a cada notificação ou autuação recebida durante o estado de calamidade pública, a defesa deve cumprir os prazos normais, que são de 10 dias a partir da data da emissão do documento”.

Atendimentos do Procon-JP na Capital

Telefones: 0800 083 20150 e 3218-5720

Instagram: @proconjp

Site: proconj.pb.gov.br

Email: procon@joaopessoa.pb.gov.br

  • Texto: Evanice Gomes
    Edição: Andrea Alves
    Fotografia: Arquivo/SECOM

  • Secretarias

    procon
  • Tags

    junho
Ir para o conteúdo