Assistência especializada

Policlínica de Jaguaribe atende em média 20 pessoas por dia no Tratamento do ‘Pé Diabético’

19/07/2021 | 08:00 | 1542

O Centro de Referência para Tratamento do Pé Diabético atende a aproximadamente 20 pessoas por dia, encaminhadas pelo Programa de Saúde da Família (PSF) da Capital. A unidade integra a Policlínica Municipal de Jaguaribe, da Prefeitura de João Pessoa, e é referência nos cuidados de lesões e complicações na região do pé de pacientes com diabetes.

Segundo a diretora, Lazuir Braga, quando a doença acomete os pés do paciente é chamado de ‘pé diabético’, é comum o aparecimento de dor, tumor plantar ou febre. “´É bom estar atento, principalmente se existe histórico familiar, a sintomas comuns como fome frequente, sede constante, vontade de urinar diversas vezes ao dia e/ou perda de peso sem explicação. Ainda pode ocorrer fraqueza, mudanças de humor, náuseas e vômitos”, explica.

Caso a pessoa sinta alguns desses sintomas e ou tenha casos de diabetes na família, deve buscar atendimento na Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de sua residência, pois o encaminhamento deve ser feito pelo médico que vai diagnosticar a doença através de exames específicos. “Caso a doença seja confirmada, o usuário passa a ser acompanhado e avaliado pela equipe da USF e recebe medicamentos e, se necessário, é encaminhado aos serviços especializados da rede de saúde do município”.

Prevenção – “O ideal é fazer um acompanhamento pela Atenção Básica, com profissionais habilitados a orientar sobre os cuidados com os pés, alimentação e o controle dos índices glicêmicos”, explica Lazuir Braga. Segundo ela, esses cuidados podem impedir o surgimento da doença ou a evolução das complicações. “O paciente diabético tem uma tendência maior a desenvolver uma lesão ou complicações em lesões devido à dificuldade na cicatrização das mesmas. A prevenção é importante porque as complicações podem evoluir para amputação, internação e até óbito”.

Atendimento – O usuário deve buscar atendimento na Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima do local onde reside e levar os documentos de identidade, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência. O passo seguinte é ir ao Centro de Referência para Tratamento do Pé Diabético que funciona na Policlínica de Jaguaribe, na Rua Alberto de Brito, s/n. Atendimento de segunda a sexta, das 7h às 11h e das 13h às 17h.