Mês da Consciência Negra
Canal de denúncias antirracista começa a ser procurado pela população e registra as primeiras reclamações
11/11/2025 | 14:00 | 148
O Canal de denúncias antirracista, lançado pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Coordenadoria de Igualdade Racial, dentro das ações previstas para o Mês da Consciência Negra, já começou a ser acessado pela população, registrando as primeiras reclamações. O serviço foi lançado no dia 3 de novembro e funciona no aplicativo Joao Pessoa na Palma da Mão.


A coordenadora de Promoção da Igualdade Racial, Carla Uedler explica que o canal disponibiliza uma navegação muito fácil, bastando entrar e baixar o aplicativo João Pessoa na Palma da Mão e fazer a inscrição, informando CPF, data de nascimento e aceitar os termos. “Feito isso, em seguida, é só acessar em categorias e navegar até chegar em denúncias, onde haverá uma parte específica para racismo e intolerância religiosa. Lá, o usuário vai descrever todos os dados da forma que os fatos ocorreram e fazer o envio”, explicou.
De acordo com Carla Uedler, após esse passo-a-passo, automaticamente, o processo será encaminhado diretamente para a Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial e poderá ser acompanhado pelo denunciante . “Nós, da coordenação, daremos o retorno à população que se sentiu vítima ou lesada e nos informou através deste canal. A partir da denúncia, a coordenadoria oferecerá apoio jurídico e psicológico às vitimas”, destacou.
O Município abriu oficialmente as comemorações ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, no dia 3 de novembro, às 18h30, no Auditório do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com o projeto ‘Zumbi Vive – João Pessoa Ecoa Palmares, Cidade em Crescimento e pela Igualdade Racial’. Na ocasião, além do lançamento do canal de denúncia houve a assinatura da adesão ao Plano da Juventude Negra Viva e a formalização do Pacto da Políticas Públicas Nacional para Povos e Comunidades Tradicionais de Terreiro e de Matriz Africana, com a presença de uma comitiva do Ministério da Igualdade Racial.
A programação do Município se estende até o dia 30 deste mês, com a realização às 15h, na Praça de Iemanjá, na praia de Cabo Branco, da primeira edição do ‘Domingo Negro – Axé na Praça’. “A agenda inclui shows, atividades culturais, feiras de afroempreendedorismo, oficinas de capoeira, entre outras, tudo ligado à cultura afroindígena brasileira, culminando com o encerramento das comemorações”, ressaltou.
Serviço – A Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial de João Pessoa está localizada no Parque Solon de Lucena, 216, Centro. Mais informações sobre os serviços oferecidos através do telefone 3222-8853 ou WhatsApp (83) 98730-6036.
-
Texto: Djane Barros
Edição: Lilian Moraes
Fotografia: Arquivo/SECOM -
Secretarias
igualdade-racial -
Tags
canal de denúncias canal de denúncias antirracistas Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial população vítima de racismo
O conteúdo desse portal é compatível com leitores de tela e pode ser acessível em Libras, clique abaixo para aprender sobre o Vlibras.