Nesta quarta-feira

Caravana da Secitec leva tecnologia e ciência para alunos do município de Pilar

18/10/2023 | 07:00 | 536

O município de Pilar (PB) recebe, nesta quarta-feira (18), a Caravana da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada pela Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec). A terceira parada será na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Virgínio Veloso Borges, no Centro da cidade, com início às 9h e término às 17h.

Pela manhã, será ministrada a palestra sobre “Desenvolvimento Sustentável”, com intuito de incentivar os estudantes nos conceitos básicos de sustentabilidade, visando o crescimento econômico e a preservação do meio ambiente. À tarde, as atividades serão voltadas para as oficinas de rede, robótica e arte.

“São 15 cidade em que estamos levando tecnologia, reciclagem, arte, mas também ciência e conhecimento sobre a importância do desenvolvimento sustentável estar aliado ao meio ambiente”, comentou a coordenadora do Centro de Relacionamento Eletrônico, Jaqueline Figueiredo dos Santos.

A Caravana – A Caravana é uma das atividades da 20ª SNCT, que foi instituída pelo Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil. O objetivo é levar oficinas e atividades sobre reciclagem de resíduos eletrônicos para os alunos das escolas. A próxima caravana será amanhã (19), na cidade de Mulungu, no Colégio Municipal Luiz Galdino Sales.

20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – Em João Pessoa, a 20ª SNCT acontecerá no período de 23 a 25 de novembro, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em Tambauzinho. Este ano a Semana tem como tema “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”. Ela acontece anualmente desde 2004. Foi estabelecida por meio do decreto presidencial do dia 9 de junho de 2004.

Este ano, além da Caravana o evento conta outros eixos temáticos, a exemplo da Olimpíada de Robótica, Hackatons Temáticos, Competição de Jogos (games), Espaço Geek, Oficina de Reciclagem, Olimpíada Paraibana de Matemática, 1º Desafio em História da Paraíba, 1º Desafio Paraibano em Ciências e outros.

A 20ª SNCT é apoiada pelo Ministério de Ciência e Tecnologia e Inovação, Governo do Estado da Paraíba e das instituições de pesquisa científicas: Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CNPq), do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), Fundação de Apoio ao Instituto Federal da Paraíba (IFPB). “Sem contar na colaboração importante da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Faculdades Nova Esperança, Uninassau e Unipê. Além das empresas Daten, Proebus, Cagepa, Teletex, Funetec, Sebrae, Empreender Paraíba, Fiep, EPC. Sem eles nada disso seria possível”, destacou o secretário de Ciência e Tecnologia, Guido Lemos.  

SERVIÇO:

CARAVANA DA 20ª SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Quarta-feira (18): Município: Pilar (PB) – Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Avenida Anísio Pereira Borges, 189 Centro. 58338-000 – Pilar – PB

Próximos: Mulungu (19), Salgado de São Félix (20), Rio Tinto (23), Alhandra (24), Itabaiana (25), Conde (26), Lucena (27), Areia (30), Capim (31), Cuité de Mamanguape (3 novembro) e Itapororoca (6 de novembro).

Quem está organizando a SNCT?

Organização:

Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (Secitec)

Secretaria de Ciência e Tecnologia da Paraíba (SCT/PB)

Apoio: Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovações (MCTI)

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT)

Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec)

Colaboração:

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Instituto Federal da Paraíba (IFPB)

Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Faculdade de Medicina Nova Esperança (Famene)

Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau)

Centro Universitário de João Pessoa (Unipê)