Saúde

Centro de testagem rápida para HIV e outras ISTs muda horário de funcionamento

27/04/2020 | 16:18 | 685

D R T . R J . 15855 Ivomar Gomes Pereira.

O serviço diário de testagem rápida de HIV/Aids e outras ISTs (infecções sexualmente transmissíveis), realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), sofreu alteração de horário devido às orientações de combate ao coronavírus. Enquanto durar a pandemia, o SAE/CTA que funciona na Policlínica Municipal de Jaguaribe, terá o horário reduzido apenas para o turno da manhã, das 07h às 12h30.

Além da testagem rápida, mesmo com o novo horário, os outros serviços do SAE/CTA continuam sendo oferecidos, com alguns cuidados, como a dispensação de medicamentos antirretrovirais,  medicação para infecções sexualmente transmissíveis, tabagismo e para os usuários do Centro de Reabilitação; coletas de exames laboratoriais e CD4/CD8 e carga viral; administração de penicilina; atendimento aos casos de HPV e consultas médicas especializadas para HIV (agendadas) e  ISTs (demanda espontânea).

A coordenadora do serviço, Sara Lucrécia, enfatiza que, para garantir a segurança dos usuários e dos profissionais, protocolos de segurança de combate à covid-19 estão sendo adotados. “Precisamos manter o serviço funcionando para que nossos usuários não sejam prejudicados e também para aqueles que de alguma maneira passaram por uma situação de risco e precisam de testes. Mas estamos mantendo todos os cuidados para seguir as normas de afastamento social”, explica a coordenadora.

Dados – Segundo dados da Gerência de Vigilância Epidemiológica (Viep) da SMS, foram identificados 2.036 casos de Aids, em João Pessoa, no período de 2007 até outubro de 2019. Os dados revelam que também houve um aumento de 59% na detecção de casos de casos de HIV no período de 2015 (185) a 2018 (294). O levantamento da Viep mostra, ainda, que do total de pessoas identificadas com HIV/Aids no município entre os anos de 2007 e 2019, 72% são do sexo masculino e 28% são do sexo feminino.