Proteção social

Centro Dia de Referência para Pessoa com Deficiência retoma atividades presenciais nesta sexta-feira

30/07/2021 | 10:00 | 486

Após um ano e meio funcionando apenas com atividades remotas, o Centro Dia de Referência para Pessoa com Deficiência retoma os atendimentos presenciais, na tarde desta sexta-feira (30). O serviço – oferecido pela Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (SEDHUC) – possui 72 jovens e adultos matriculados. O retorno acontecerá seguindo uma série de cuidados.

O Centro Dia é direcionado a pessoas de 18 a 59 anos, com qualquer tipo de deficiência. Desde o início da pandemia, os usuários estavam participando apenas de encontros de musicoterapia, por meio de videochamadas. Os familiares deles também continuaram em contato com a equipe do serviço em grupos online, pelos quais solicitavam encaminhamentos de saúde e para a rede socioassistencial.

“Nesse período, também oferecíamos visita domiciliar com psicóloga. Alguns usuários só saíam de casa para ir ao médico ou ao Centro. Devido ao isolamento, vários deles entraram em depressão”, contou Renata Martins, coordenadora do Centro Dia de Referência da Pessoa com Deficiência.

Agora, com a retomada presencial, voltarão a ser oferecidas diversas atividades ministradas por uma equipe multidisciplinar, com o objetivo de trabalhar a autonomia, o resgate da autoestima, o fortalecimento de vínculos familiares e a socialização. Elas acontecerão de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O Centro também oferecerá aos usuários um ônibus acessível, para o deslocamento deles de casa para o serviço e vice-versa; além de refeições.

Critérios – Neste primeiro momento, a retomada contemplará quem já estava matriculado, mas seguindo algumas restrições. O atendimento será limitado a 12 pessoas por dia, todas elas com o esquema de vacinação contra Covid-19 completo. Um familiar ainda precisa assinar um termo de responsabilidade autorizando o retorno.

De acordo com o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, João Corujinha, a volta dos atendimentos presenciais vinha sendo planejada há tempos. “Era um pedido recorrente dos familiares dos usuários bem como da nossa equipe, que estava ansiosa por este reencontro. Estudamos cada detalhe para receber a todos com segurança, respeitando as normas que o período pandêmico exige”, explicou.

Inauguração – O Centro Dia de Referência para Pessoa com Deficiência está localizado na Rua Deputado Tertuliano de Brito, 368, no Treze de Maio. Ainda segundo João Corujinha, o serviço foi instalado no atual imóvel durante a pandemia. Como não estava recebendo usuários, a retomada das atividades nesta sexta-feira também marca a inauguração oficial da sede. “Hoje, temos uma casa com ambientes acessíveis, pensados para promover o convívio social, e com opções de equipamentos para contribuir com a evolução das pessoas assistidas”, destacou.