Acolhimento

Centros de Referência da Cidadania terão mais serviços disponíveis à população

20/08/2021 | 17:00 | 404

Os Centros de Referência da Cidadania (CRC) de João Pessoa passarão por uma renovação dos serviços a serem oferecidos à comunidade em que estão inseridos. A apresentação dos novos serviços foi realizada nesta sexta-feira (20), no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM).

Um dos serviços é o Projeto Unir, parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) com universidades públicas e privadas da Capital. O objetivo da iniciativa é despertar a autonomia dos indivíduos, gerando cidadania, emprego e renda com oficinas de gastronomia, empreendedorismo, ações educativas e orientação jurídica.

Junto às oficinas, acontecerão também ações de bem-estar, como exercícios físicos, escuta terapêutica e acompanhamento com nutricionistas. De início, o projeto será realizado nos CRCs de Mangabeira e Sinhá Bandeira, onde a população pode procurar o atendimento nos locais, quanto também acontecerão buscas ativas.

“Nossa reunião de hoje é um reforço para que os CRCs estejam mais próximos da população, que os serviços cheguem facilmente a quem mais precisa. Teremos uma agenda cheia de ações para os próximos dias e tenho certeza de que a população será beneficiada de forma constante pelas ações da Sedes”, reforçou Yohanna Pimentel, diretora de Organização Comunitária e Participação Popular (Dipop).

Os CRCs são equipamentos administrados pela Sedes, presentes em mais de 10 bairros da cidade, e serão mais uma porta de acolhimento à população. Outros serviços que serão oferecidos nos locais será a inscrição em programas como o Balcão de Direitos e Cozinha Comunitária, que atualmente aconteciam exclusivamente na sede da secretaria ou através das equipes de saúde da família.

Também será reforçado o Sala de Aula, uma parceria com a Secretaria de Educação e Cultura (Seduc) iniciada em julho para acolhimento de turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O programa já atende nas salas dos CRCs as pessoas interessadas em finalizar os estudos no ensino fundamental II. A partir de setembro, também estarão disponíveis turmas para ensino fundamental I e alfabetização.