Medida preventiva

Cícero Lucena cancela festejos carnavalescos e anuncia planos para Carnaval de 2022

18/01/2021 | 14:02 | 525

Os festejos carnavalescos de João Pessoa para este ano foram oficialmente cancelados. O anúncio foi feito pelo prefeito Cícero Lucena durante coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira (18). Na oportunidade, o gestor falou sobre o respeito ao entendimento científico sobre o contágio da Covid-19 e garantiu início do planejamento para realizar, em 2022, um grande carnaval.

Decisão do prefeito em cancelar Carnaval 2021 foi acertada em diálogo com integrantes de grupos carnavalescos

“Pela responsabilidade do cargo e pela abertura ao diálogo posso dizer como esse momento é importante.  A primeira convocada em uma decisão como essa precisa ser a ciência, que nos lembra da necessidade de suspender esta atividade, que é muito importante para nossa cultura, turismo e economia. Temos que ter a compreensão de que este não é o momento”, declarou.

De acordo com Cícero, mesmo com a suspensão, foi assumido o compromisso de manter o diálogo com todos os que fazem a cultura. “Vamos estabelecer um calendário para prepararmos o próximo carnaval, quando esta etapa da pandemia deve estar vencida devido à vacina. Isso será preparado já a partir de agora”, garantiu.

Funjope fara oficinas e cursos ao longo do ano para integrantes de blocos

O diretor presidente da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Marcos Alves, afirmou que o ano será marcado por oficinas, seminários e capacitação para o setor. “Este ato marca simbolicamente o silêncio provisório que teremos neste carnaval. Conversamos com o segmento e chegamos ao consenso de que é impossível fazer esta festa, mas vamos empenhar nossas energias em planejar o próximo evento”, explicou.

O representante das Ala-Ursas, Dal Zapata, afirmou que a cidade está vivendo um novo momento, com gestão diferenciada na área da cultura popular. “Percebemos que o prefeito está sensível às pequenas causas, à juventude e ao social. Esse será um carnaval diferente, mas pertinente para a cidade diante do contexto”, afirmou. O presidente do Folia de Rua, Sérgio Nóbrega, falou sobre a dificuldade da decisão. “Não foi fácil, mas é preciso ter esse respeito ao próximo e agora, com habilidade e diálogo, vamos construir juntos um grande carnaval para 2022.

Ainda participaram da solenidade o vice-prefeito Leo Bezerra, os secretários municipais do Turismo, Daniel Rodrigues, e da saúde, Fábio Rocha, e os representantes da Liga das Escolas de Samba, Romero Nery.