Saúde

Cícero Lucena visita Policlínica de Mangabeira e anuncia retomada de serviços

13/01/2021 | 17:00 | 664

Nesta quarta-feira (13), o prefeito Cícero Lucena visitou a Policlínica Municipal de Mangabeira e constatou os problemas atuais da unidade, que foi inaugurada por ele em sua primeira gestão, na Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), no ano de 2004. A primeira ação no local será a retomada da realização de pequenas cirurgias, ultrassonografia e fisioterapia, além de um reforço no quadro de profissionais e melhoria na estrutura física.

Acompanhado do secretário de Saúde, Fábio Rocha, o prefeito visitou todas as instalações e ouviu da direção da Policlínica que, desde agosto de 2020, quando a unidade de saúde foi reinaugurada após uma reforma, as pequenas cirurgias, ultrassonografias e fisioterapias tiveram que ser interrompidas, por falta de ar condicionado nas salas. “O objetivo da nossa visita é avaliar o espaço e os problemas atuais e dar celeridade à retomada desses serviços interrompidos, garantindo o quanto antes o devido atendimento à população”, reforçou Fábio Rocha, secretário de Saúde.

O local realiza em média 150 atendimentos por dia, chegando à marca de aproximadamente 3.000 por mês. Com a retomada dos serviços que estão interrompidos, o número de atendimentos deve dobrar. “As ultrassonografias, as fisioterapias e as pequenas cirurgias são essenciais, pois a população precisa com muita frequência. Com essa retomada, vamos dar agilidade às regulações que recebemos das Unidades Básicas de Saúde”, explicou Edvânia Bento, diretora da Policlínica. 

Especialidades – Na Policlínica são oferecidos atendimentos de psiquiatria, neurologia (adulto e infantil), endocrinologia (adulto e infantil), pneumologia, pediatria, proctologia, geriatria e gastroenterologia. No âmbito das especialidades multiprofissionais tem ainda fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e serviço social.

A unidade de saúde funciona de 7h às 17h, de segunda a sexta-feira. Os pacientes são todos regulados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), exceto nos casos de pediatria, vacinas e farmácia, que são por demanda espontânea. A unidade não fecha no horário de almoço e está localizada na Rua Olívio de Almeida Guerra, s/n, em Mangabeira.

Priorizando a Saúde – Ainda nesta quarta-feira (13) o prefeito Cícero Lucena e o secretário Fábio Rocha visitaram o prédio onde deverá funcionar o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Mangabeira. O local foi entregue em dezembro do ano passado, mas ainda não dispõe de equipamentos, nem de acessibilidade.

A meta é que o CEO de Mangabeira funcione o mais rápido possível, com todo o equipamento e estrutura necessária para atender a população. No local serão oferecidos serviços de radiologia, endodontia, prótese, cirurgia, periodontia, diagnóstico oral e atendimento de pacientes com necessidades especiais (PNE).