Carnaval 2023

Compositores de João Pessoa podem participar do concurso do samba enredo da Dragões da Real

30/06/2022 | 11:00 | 356

João Pessoa vai ser tema da escola de samba Dragões da Real, que faz parte do grupo especial da folia paulistana, no Carnaval de 2023. Os compositores da Paraíba e, especialmente da Capital, podem participar do concurso para fazer parte da construção do samba enredo ‘Paraíso paraibano: João Pessoa, a porta do sol das Américas’.

O diretor da Funjope, Marcus Alves, destacou que este é um momento dos compositores pessoenses demonstrarem o seu trabalho. “Quando nós pensamos na experiência de levarmos João Pessoa para ser tema de samba de enredo da escola Dragões da Real, a gente já tinha imaginado entre outras contribuições possíveis da cidade, além dos temas e das culturas que podem estar representadas neste Carnaval de 2023. Pensamos na possibilidade de nossos compositores e dos nossos sambistas também estarem dialogando com essa construção do samba. É muito importante que a gente possa estimular a presença dos nossos compositores nos sambas enredos de São Paulo, a partir da Dragões da Real”, afirmou.

O carnavalesco Jorge Freitas, responsável artístico pelo desfile da agremiação, explicou que vai fazer uma explanação do que será necessário para o samba enredo. “A gente pega a sinopse e entrega aos compositores. Vou passar o regulamento e em cima deste regulamento eles vão começar a construir o samba de enredo. Na penúltima semana do mês de julho eles nos entregam o samba e todos esses sambas vão para uma avaliação interna da diretoria. Na primeira apresentação tem um corte e quem não for cortado vai para a semifinal. Da semifinal vai para a final e da final escolhemos o samba vencedor. O mais importante de tudo é a pessoa estar com a sinopse em mãos e entrar em contato conosco para saber o que desejamos que tenha no samba de enredo, como a cronologia”, disse Jorge Freitas. Clique aqui para baixar a sinopse da Dragões da Real. 

No último sábado (25), o prefeito Cícero Lucena esteve em São Paulo para o momento de apresentação do enredo para a própria comunidade e componentes da escola. Eles receberam o tema com empolgação. O anúncio foi coroado com apresentação de quadrilhas juninas, transformando o barracão em um verdadeiro arraiá nordestino.

Quem manifestar interesse, pode ir presencialmente na Divisão de Música na sede da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), localizada na praça Cel. Antônio Pessoa, 9, Tambiá, ou através dos seguintes contatos: 

Secretaria da Dragões da Real
WhatsApp: (11) 999282-6341
secretariadragoesdareal@gmail.com

Adriano Pera (assessor da Dragões da Real)
WhatsApp: (11) 97604-4509
adrianopera@uol.com.br

Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope): (83) 3218-5502
ndação Cultural de João Pessoa (Funjope): (83) 3218-5502