Troca de experiências
Controladoria Geral do Município de João Pessoa firma parceria com Prefeitura de Parnamirim (RN)
12/08/2025 | 13:30 | 100
A Controladoria Geral de João Pessoa (CGM-JP) recebeu, na manhã desta terça-feira (12), representantes da Controladoria do Município de Parnamirim, no Rio Grande do Norte. Durante o encontro, os controladores Diego Fabrício Albuquerque e Paulo Barbosa trocaram experiências sobre controle interno, transparência pública e ouvidoria. Foram apresentadas ainda as ações de melhores práticas de gestão de João Pessoa.



Os controladores firmaram uma parceria de cooperação mútua, em que o controlador de João Pessoa apresentou a estrutura da CGM-JP, as orientações normativas e a matriz de risco. Debateram ainda sobre auditoria interna e externa, dispensa de valores, desafios e metodologia de trabalho da Controladoria Geral.
O controlador geral de João Pessoa, Diego Fabrício Albuquerque, destacou a importância do controle interno na integridade da administração pública. “O controle interno é um conjunto de procedimentos de políticas e práticas adotadas para garantir a integridade de suas operações, a confiabilidade das informações financeiras, o cumprimento das leis e regulamentos, além da proteção de seus ativos. Isso tudo é fundamental nas boas práticas administrativas e resulta em gestão de risco legitimando sua autonomia, ajudando a identificar e impedir irregularidades”, explicou.
O controlador de Parnamirim, Paulo Barbosa, enalteceu que a capital paraibana tem servido como referência em transparência e controle interno. “Estamos aqui hoje para aprender um pouco mais com a experiência de João Pessoa, que tem ganhado destaque em nível nacional em boas práticas de gestão em transparência e controle. Desde já, agradeço a disponibilidade do controlador. Desse encontro, levaremos processos para aprimorar nosso trabalho e avançar no controle interno, auditoria, ouvidoria e transparência pública”, explicou.
Destaque – A Prefeitura de João Pessoa é 1º lugar entre os municípios da Paraíba como a cidade mais transparente e 2º lugar entre as capitais do Nordeste. O resultado foi fruto da última avaliação da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) que premiou a capital paraibana com o selo Ouro de Transparência. Foram analisadas mais de 4 mil prefeituras no Brasil. Em nível nacional, João Pessoa se classificou entre as 10 capitais do País.
-
Texto: Nayanne Nóbrega
Edição: Felipe Silveira
Fotografia: Assessoria -
Secretarias
controladoria -
Tags
CGM controladoria controle interno experiencias ouvidoria parceria Transparência troca
O conteúdo desse portal é compatível com leitores de tela e pode ser acessível em Libras, clique abaixo para aprender sobre o Vlibras.