Parceria

Crianças do Projeto Davi participam do Concerto de Natal do 1º Grupamento de Engenharia

11/12/2025 | 10:30 | 100

Meninos e meninas do Projeto Davi, promovido pela Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Habitação Social (Semhab), participaram do Concerto de Natal realizado pelo 1º Grupamento de Engenharia e Construção do Exército, na noite desta quarta-feira (10). As 26 crianças são moradoras do Residencial Vista Alegre e alunos da Escola Municipal Deputada Lúcia Braga. O Projeto Davi, é resultado de um acordo de cooperação da Prefeitura com o Exército Brasileiro e tem como meta promover a inclusão social através da música instrumental e do canto coral.

As crianças se apresentaram junto com a Banda de Música da Guarnição Federal, sediada em João Pessoa, do Coral Vozes em Cadência e do Coral da Orquestra Sinfônica da Paraíba. Na ocasião foram apresentadas músicas clássicas e natalinas.

O general Helton Andrade, comandante do 1º Grupamento de Engenharia e Construção, disse que a cantata é uma tradição e uma forma de agradecer pelo ano que termina, além de pedir a Deus proteção para 2026, citando o Projeto Davi e o Coral Vozes em Cadência, para reafirmar “o compromisso do Exército Brasileiro em promover a inclusão social através da música, ao mesmo tempo em que fortalece os laços cívicos e a cidadania”.

 A secretária de Habitação Social da Prefeitura, Socorro Gadelha, afirmou que foi uma grande satisfação a participação das crianças do Projeto Davi no Concerto de Natal e parabenizou o Exército e os militares envolvidos com o projeto. “Nós estamos gerando memória para essas crianças e ao mesmo tempo formando uma nova consciência cidadã que também vai refletir dentro da família deles”, lembrando que “são crianças humildes, oriundas de uma escola pública, cuja direção entendeu a força do Projeto Davi e se engajou para dar uma nova perspectiva de vida a essas meninos e meninas”.

O secretário executivo de Habitação, Beto Pirulito, agradeceu ao general Helton Andrade pelo apoio do 1º Grupamento de Engenharia ao Projeto Davi e a dedicação dos militares, acrescentando que estavam promovendo cidadania e as crianças aprendendo deveres cívicos que vão influenciar diretamente na personalidade delas no futuro. “O Projeto Davi tem como finalidade promover a inclusão social através da música e com isso estamos oferecendo uma nova perspectiva de vida a essas crianças e uma qualidade de vida melhor, o que tem sido uma meta da gestão do prefeito Cícero Lucena e do vice Leo Bezerra”, comentou.

 A professora Luciana Mangueira, diretora administrativa da Escola Municipal Deputada Lúcia Braga, disse que aquele era um momento de muita felicidade e era muito satisfatório ver o resultado do Projeto Davi. “Para nós enquanto escola e educadores e também para as famílias dessas crianças, é um momento de realização ver o resultado de um trabalho que usa a música e a cultura para mostrar uma realidade bem diferente da que eles têm dentro da comunidade onde vivem. O Projeto Davi oferece a eles a oportunidade de ter uma perspectiva de vida melhor”.

A assistente social, Cláudia Gouveia, idealizadora do Projeto Davi e Integrante da Equipe Técnica e Social da Semhab, contou que foram seis meses de muito trabalho e o resultado foi bastante positivo. “Trabalhar com essas crianças tem sido um desafio e uma satisfação, mas que tudo faz parte do crescimento deles e também é uma prova que o trabalho social da Prefeitura, através da Semhab, está dando certo e gerando frutos”. 

Ir para o conteúdo