Inovação

Defesa Civil realiza capacitação em plataforma de gestão de riscos climáticos com tecnologia de ponta

12/08/2025 | 15:00 | 187

Técnicos da Defesa Civil e da Secretaria de Planejamento participam de capacitação para operar uma plataforma digital pioneira no país para gestão de riscos e desastres climáticos. O curso está sendo realizado na Estação Cabo Branco, no Altiplano e vai até quinta-feira (14). A iniciativa integra o Programa João Pessoa Sustentável, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e foi desenvolvida pela Codex Experience, empresa especializada em governança de dados e mudanças climáticas.

O sistema intitulado ‘João Pessoa Alerta’ combina mapas dinâmicos, painéis de alarme e ferramentas de análise em tempo real, representa um marco tecnológico na modernização da Defesa Civil e promete transformar a forma como a cidade lida com emergências e situações de risco.

O João Pessoa Alerta foi construído com base na tecnologia ESRI (Environmental Systems Research Institute), software líder mundial em desenvolvimento de tecnologias para mapeamento e análise espacial. A plataforma utiliza principalmente as aplicações ArcGIS Experience Builder, ArcGIS Survey123 e ArcGIS Dashboards, criando uma solução exclusiva e personalizada para as necessidades específicas da Capital.

“A Defesa Civil de João Pessoa entra definitivamente na era da modernidade tecnológica e da inovação. Essa ferramenta irá dar olhos ao nosso trabalho e visibilidade ao contribuinte, sobretudo naquilo que efetivamos no dia a dia. Sem dúvidas, constitui um marco da gestão Cícero Lucena e Leo Bezerra, que prima pelo cuidado com as pessoas e, no caso específico da Defesa Civil, na melhoria da capacidade de interagir com a população, notadamente aquela que se encontre em situações de risco”, destaca o coordenador da Defesa Civil da Capital, Kelson Chaves.

Um dos diferenciais do sistema é sua capacidade de integração com a base de dados da Prefeitura, especialmente com o setor de geoprocessamento da Secretaria de Planejamento. Caio Mário, coordenador de Aspectos Urbanos do Programa João Pessoa Sustentável, explica que essa conexão garante atualização automática das informações.

“À medida que a base de dados do geoprocessamento é atualizada, essa ferramenta também se atualiza, então está interligado essas duas situações. Por isso que esses técnicos do planejamento estão participando do treinamento. E essa ferramenta vai preparar a Prefeitura, a Defesa Civil, nesse caso, para receber, manter e fazer a ferramenta funcionar”, afirma o coordenador.

“Outra coisa legal da ferramenta é que ela também vai ser pública. Não é uma ferramenta de consumo específico exclusivo técnico da Defesa Civil, mas ela também vai virar um aplicativo que qualquer pessoa vai poder usar pelo telefone, e também é uma ferramenta que vai poder ser acessada online”, pontua Caio Mário.

Nesta sexta-feira (15), a capacitação será estendida para as secretarias e parceiros da Prefeitura, ampliando o conhecimento sobre a plataforma para outros setores que poderão se beneficiar da integração de dados e informações. Susan Silva, gerente de Projeto da Codex, destaca que a capacitação abrange tanto aspectos técnicos quanto operacionais do sistema. “Trata-se de uma ferramenta digital estratégica voltada à gestão de riscos e desastres na cidade, com o objetivo de fortalecer as capacidades institucionais e comunitárias”, lembra. O treinamento intensivo marca a fase final de preparação para o lançamento oficial, previsto para o dia 25

Preparação para os desafios climáticos – Uma das características mais importantes do João Pessoa Alerta é sua capacidade de registrar e preservar todas as ações da Defesa Civil. A partir do lançamento, todos os trabalhos realizados pelos técnicos serão automaticamente registrados na plataforma, incluindo relatórios de vistoria técnica, termos de interdição e demais documentos operacionais.

O lançamento do João Pessoa Alerta, previsto para o dia 25, ocorre em um momento estratégico, quando questões relacionadas a riscos climáticos e desastres naturais ganham crescente relevância no cenário nacional e internacional. A plataforma está preparada para auxiliar em diferentes tipos de emergências, incluindo situações como pandemias.

Programa João Pessoa Sustentável – O João Pessoa Alerta se insere no contexto mais amplo do Programa João Pessoa Sustentável. Criado para promover a sustentabilidade urbana através da melhoria urbana, econômica e de gestão municipal, o Programa conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID e tem como objetivos específicos a redução da desigualdade urbana, a modernização dos instrumentos de planejamento urbano e a prestação de serviços, além da modernização da administração pública e fiscal. A contratação da empresa para desenvolver a ferramenta digital de gestão de riscos e desastres ocorreu em 2023, como parte das ações estruturantes do João Pessoa Sustentável.

Ir para o conteúdo