Cozinhas Comunitárias

Escola de Gastronomia Social finaliza primeiro módulo e ajuda a promover maior segurança alimentar

24/08/2021 | 08:00 | 474

As primeiras turmas da Escola de Gastronomia Social estão finalizando nesta semana o primeiro módulo de aulas. Os cursos são gratuitos e voltados para as famílias atendidas pelas seis Cozinhas Comunitárias de João Pessoa, equipamentos que fazem parte da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

As aulas sobre confecção de bolos aconteceram no formato híbrido, com aulas teóricas através de vídeos e aula final presencial na cozinha do Restaurante Popular de Mangabeira. Um dos alunos foi Carlos Alberto da Silva, beneficiário da Cozinha Comunitária do Novais e destacou o quanto aprendeu desde o início das aulas. “Achei muito bom a gente ter a oportunidade de fazer o curso. Aprendemos a fazer os bolos, o cuidado e higiene pra poder cozinhar. As professoras explicaram tudo muito bem, foi tudo muito bom”, afirmou.

A criação da Escola de Gastronomia Social é uma parceria firmada entre Prefeitura de João Pessoa e Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com o objetivo de ofertar cursos e qualificar os usuários na produção de alimentos que possam ser comercializados para geração de emprego, renda e combate à fome.

Seguindo estes objetivos, a professora Ingrid Dantas destaca que além do conhecimento, os alunos também recebem apoio com material escrito e certificado de conclusão do curso. “Nossa proposta é oferecer mais cursos focados em produtos que eles recebem que são doados pelo Balcão de Alimentos para que seja evitado o desperdício, também a monotonia no preparo do alimento e promover uma maior segurança alimentar”, reforçou.